Busca

Reduz a Pressão Arterial

Em uma experiência clínica com Afro-Americanos anciãos (idade média 66 ) morando em uma comunidade de subúrbio, a Meditação Transcendental foi comparada com os métodos mais amplamente utilizados de relaxamento fisiológico. Sujeitos que apresentavam moderado aumento no nível da pressão sangüínea foram aleatoriamente selecionados para a prática da Meditação Transcendental, Relaxamento de Muscular Progressivo (PMR), ou cuidado habitual. Em um período de 3 meses, as pressões sistólicas e diastólicas caíram para 10.6 e 5.9 mm Hg respectivamente no grupo de praticantes da Meditação Transcendental e 4.0 e 2.1 mm Hg no grupo de PMR, com virtualmente nenhuma mudança no grupo de cuidado habitual. Um segundo estudo aleatório com anciãos conduzido em Harvard encontrou mudanças de pressão sangüínea semelhantes produzidas pela Meditação Transcendental após 3 meses (11 mm Hg para pressão sangüínea sistólica).

Referência I: À procura de um ótimo tratamento de comportamento para hipertensão: Uma revisão e foco na Meditação Transcendental, capítulo em personalidade, pressão sangüínea elevada, e Hipertensão Essencial (Washington, D.C., Publicações Hemisfério, 1992).

Referência II: Meditação Transcendental, saúde mental e longevidade: Um estudo experimental com anciãos, Jornal da Psicologia Social e da Personalidade 57(6): 950964, 1989.

Vídeos

Redes Sociais