Meditação para Atletas

“Depois de muitos anos atuando como professor de educação física, eu comecei a perceber o desinteresse e a falta de compreensão do repouso como sendo a base para uma atividade mais dinâmica e por um período de 3 anos, pesquisando dentro dos laboratórios de fisiologia, na Universidade Gama Filho, pude constatar que não só o cansaço é o mal do século, como também ficou evidente o fato de que o estresse bloqueia a eficiência em todas as áreas da vida e especificamente no esporte, trazendo graves implicações no rendimento de um atleta, como perda no tempo de reação, falta de concentração, maior tempo na recuperação fisiológica, enfim maior gasto de energia com menor rendimento. Procurei, portanto, a partir daí, difundir a técnica da Meditação Transcendental entre atletas de diversas modalidades, como futebol, ciclismo, voleibol, surfe, triatlon, atletismo e etc.

Colocamos abaixo exemplos de atletas bem sucedidos nas suas modalidades desportivas utilizando a Meditação Transcendental como parte do seu treinamento. “

Professor Klebér Tani (Educação Física, UGF)

Veja os benefícios diretos (Clique aqui)

a) No Futebol

Macula, Bobô e Ricardo Pinto: fãs da Meditação Transcendental

Depoimentos:

- “Aprendi a lidar melhor com minhas cobranças e desejos. Ganhei lucidez tranqüilidade e paz de espírito” (Bobô)
- “Eu me estourava fácil e brigava por qualquer bobagem. Hoje, estou com mais sensibilidade para viver cada momento e mais disposto para treinar” (Ricardo Pinto)
- “Agora penso antes de falar besteira” (Macula)

b) Nas Lutas


Depoimento:

“Sempre gostei muito de esportes e de artes. Hoje tenho 27 anos, atleta de judô do Clube de Regatas do Flamengo, sou designer em Efeitos Visuais da TV Globo e pratico Meditação Transcendental diariamente.
O que sempre digo aos que ainda não conhecem os benefícios da MT é que eu tenho um exemplo real da melhoria da condição de vida que ela proporciona. E com isso posso dizer o quanto foi importante ter conhecido a MT e viver diariamente a sua prática.”

Equilíbrio entre a Concentração e a ação

“A MT me torna uma pessoa mais calma, mais equilibrada emocionalmente e mais concentrada. E esse equilíbrio emocional é facilmente notado nas minhas reações diante dos problemas e situações que já existiam no meu dia a dia. Com calma e concentração, vejo mais claramente e com muito mais criatividade soluções e conseqüências.

Esses benefícios acontecem de fato e sem esforço ou sofrimento e são vividos tanto na minha vida profissional como esportiva.”

Nicole Mitchell

 

 


Depoimento:

“Pratico Meditação Transcendental desde 1995. Isto foi no mesmo ano que começei a viajar pela seleção Brasileira de judô.

A Meditação Transcedental tem sido crucial para minha carreira esportiva e, principalmente, para minha vida como um todo. É através desta prática, simples, natural e inocente, que eu recarrego minhas baterias no dia a dia e alcanço durante as competições uma capacidade de recuperação e um nível de reflexos que não seria possível sem a MT, por isso recomendo esta prática a todo desportista que deseja se tornar um campeão no tatame e na vida!”

“Sempre que tenho uma competição importante, procuro ter um período de meditação e, com isso, fico muito mais concentrado”. (veja mais)

Flavio Canto

c) Surfe em Ondas Gigantes



Carlos Burle nas ondas de Mavericks

Depoimento:

“A Meditação Transcendental me ajuda muito profissionalmente, aumenta a minha concentração e aguça o meu equilíbrio. Estas são ferramentas fundamentais para que o atleta de alto nível possa aproveitar o máximo do seu preparo físico, técnico e psicológico nas suas horas de preparação e, no meu caso, os segundos vitais, mais extremos da minha atividade, como surfista profissional.

Um espírito tranqüilo, um corpo saudável e uma mente equilibrada devem formar o perfil de um atleta de sucesso, um campeão, e isto eu alcanço através da prática da Meditação Transcendental”.
Carlos Burle

Pedro Müller – O “Águia”

Depoimento:

“A Meditação Transcendental, foi fundamental para o meu treinamento e a boa performance no surf de competição. Calma, segurança e pensamento ordenado são alguns dos fatores de vital importância, que a Meditação Transcendental me permitiu alcançar.

Mas o melhor de tudo é a experiência de bem estar que a MT me proporciona, não só no esporte de alto nível, bem como, na minha vida diária.”
Pedro Muller (O “Águia” )


Rodrigo Resende (Monster)

Depoimento:

“Aprendi a Meditação Transcendental aos 21 anos e, praticando esta técnica, a minha mente fica estável e clara, com isso eu consigo controlar a minha ansiedade e o meu estresse na hora de pegar ondas gigantes.

Pelos efeitos que alcancei através da MT, eu recomendo esta técnica de auto desenvolvimento, como parte do programa de treinamento desportivo para todos os atletas que desejam obter êxito no desporto de alto nível.”
Rodrigo Resende (Monster)

d) Ultra maratona

Alexandre Ribeiro

Depoimento:

“A Meditação Transcendental e a pratica do esporte me levaram a uma consciência corporal maravilhosa. Sinto minha frequência cardíaca no momento e sei dizer qual é, sem uso do monitor cardíaco. Acima o ultramaratonista, com o seu professor de meditação transcendental Klebér Tani.” (veja mais)

Vídeos

Redes Sociais