Medicina Védica

UMA ALTERNATIVA NATURAL PARA O CUIDADO DA SAÚDE

Ayurveda significa “a ciência da vida” e é um sistema milenar de medicina originado na Índia, terra da antiga civilização Védica, cuja história data de mais de 5 mil anos. Ayurveda foi o primeiro sistema médico sistematizado e tem os mais antigos textos médicos existentes, sendo praticada hoje por mais de 300.000 doutores Ayurvédicos em todo o mundo, tendo sido reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como um sistema médico que é eficaz na preservação da saúde, na prevenção e tratamento de doenças e na promoção da longevidade.

Séculos de negligência levaram a um declínio do Ayurveda até 1980, quando Maharishi Mahesh Yogi, fundador da Meditação Transcendental agrupou os mais significativos expoentes do Ayur-Veda para reavivar este conhecimento milenar em toda a sua completude e pureza originais.

A partir de então, este sistema de cuidado à saúde passou a chamar a atenção de cientistas no mundo inteiro.

O Ayurveda de Maharishi é a mais antiga e completa ciência de Medicina Natural. Ele apresenta uma riqueza de conhecimentos e terapias testadas através do tempo que promovem tanto a saúde da mente como do corpo.

O que se tem verificado é que o sistema Ayurveda Maharishi é notavelmente moderno em seu espírito científico e muito compatível com a medicina moderna. Pesquisas feitas com produtos e terapias Ayurveda Maharishi indicam que eles podem reduzir a entrada em hospitais em torno de 56 %, diminuindo o risco de doenças do coração e intensificando a imunidade. Publicações de pesquisas científicas indicam uma melhora na saúde como um todo e um aumento da expectativa de vida.

Além de tudo e principalmente, Ayurveda Maharishi é simples de ser usado prazeroso e livre de efeitos colaterais. Esse sistema identifica princípios básicos da natureza e explica como viver em harmonia com os mesmos. As pessoas que utilizam os produtos e as terapias Ayurveda sentem um aumento de bem estar; maior estado de felicidade; um senso de controle de sua vida e de sua saúde; um sentimento de estar em sintonia com a natureza; maior harmonia em suas famílias e na comunidade; melhor aproveitamento da vida. Indivíduos saudáveis geram sociedades saudáveis e a solução para a crise de cuidado à saúde começa com cada pessoa desenvolvendo seu pleno potencial para a saúde perfeita.

Maharishi Ayurveda

O Ayur Veda de Maharishi é o Ayur-Veda completo, de acordo com os textos antigos

“Minha abordagem Védica da saúde é a abordagem da Lei Natural, que esta inscrita em cada fração da fisiologia humana e é facilmente acessível a cada um através da inteligência de seu próprio corpo.

Isto tem fornecido um caminho direto para a prevenção, restauração e manutenção do equilíbrio do relacionamento natural entre a inteligência e a fisiologia – entre o corpo e sua própria inteligência interna.

Com tudo isto, tem surgido a possibilidade para que os indivíduos possam realmente desfrutar, de uma forma equilibrada, uma vida saudável em felicidade – o objetivo de uma sociedade afluente”.

– Maharishi Mahesh Yogi –

Essa milenar prática médica reconhece que os indivíduos não são iguais, ou seja, existem diversos tipos de fisiologia e que isso influi decisivamente no tratamento.

As diferenças nas fisiologias dependem da combinação entre os elementos da natureza: Terra, Água, Fogo, Ar e Éter (ou Espaço), sendo este ultimo um conceito bastante avançado, pois está afinado com a moderna física quântica a qual reconhece que o espaço existente entre as moléculas não é tão vazio quanto parece mas sim pleno da energia sutil que permeia tudo o que é denso.

Os antigos sábios indianos perceberam que os elementos se combinavam de maneiras específicas, maneiras estas que denominaram “DOSHAS”, palavra do sânscrito que não tem uma tradução exata mas que tem aí o sentido de “princípios”. Assim sendo perceberam que haviam 3 Doshas principais que são chamados de :

-VATA (formado por Ar e Éter)
-PITTA (formado por fogo e água)
-KAPHA (formado por Terra e Água)

O Dosha VATA está relacionado com o movimento na fisiologia, isto é, o movimento do sangue nos vasos, dos alimentos no tubo digestivo, do ar que entra e sai dos pulmões, da transmissão dos impulsos nervosos, etc.

O Dosha Pitta está relacionado com as transformações e elaborações como, por exemplo, os processos bioquímicos do sangue, a ação das enzimas, o processo digestivo, a elaboração dos pensamentos, o sonho.

O Dosha Kapha está relacionado com as estruturas mais densas do corpo como a formação dos tecidos e com todos os elementos fluidos, isto é, os líquidos do corpo, e ainda o sistema imunológico de defesa, pois está também ligado à capacidade de resistência.

Os sábios indianos, denominados “Rishis”, perceberam ainda que apesar de todos precisarem desses 3 princípios na sua fisiologia, eles se combinam em proporções diferentes nas pessoas ocasionando maneiras diferentes de funcionar.

Podemos então ter indivíduos com predomínio de VATA, PITTA ou KAPHA mas também tipos mistos, ou seja, VATA-PITTA, VATA-KAPHA, PITTA-VATA, PITTA-KAPHA, KAPHA-PITTA, KAPHA-VATA , ou ainda pessoas com os três princípios em proporções semelhantes chamadas também de SAMA DOSHA, havendo assim ao todo 10 tipos diferentes de fisiologias.

O diagnóstico Ayurvedico destina-se a descobrir qual o tipo de fisiologia predomina no paciente para então definir os procedimentos a serem adotados para restabelecer o equilíbrio do mesmo.

O tratamento baseia-se na Promoção da Saúde, através de seus três pilares: alimentação, fitoterapia (uso de plantas medicinais) e técnicas de desintoxicação; além disso recomenda rotinas de vida e exercícios adequados para cada tipo de fisiologia existente.

O mais importante a destacar é o seu compromisso ÉTICO, pois é uma prática medicinal que não está focalizada na doença e sim na saúde e que se preocupa em tratar a pessoa, o doente e nessa perspectiva uma mesma doença pode ser abordada de formas diferentes, dependendo da característica individual do paciente.

Existe uma riqueza muito grande no Ayurveda quanto ao estudo da alimentação, das plantas medicinais e das técnicas de limpeza do organismo, sendo que estas foram as inspiradoras dos modernos SPAS e são práticas extremamente poderosas quanto à revitalização, rejuvenescimento e renovação do Corpo e da Mente.

A Medicina Védica também percebeu o quanto a Mente atua em conjunto com o Corpo e o quanto esta necessita de estabilidade e equilíbrio para que todo o organismo tenha seu pleno potencial de realização.

Como Mente e Corpo funcionam juntos, um Corpo bem tratado facilita o bom funcionamento da Mente assim como uma mente tranqüila influencia a saúde do Corpo.

A Dra. Vera Antoun é médica psiquiatra e clínica , especializada também em Ayurveda, a tradicional Medicina Indiana, na Maharish University da Europa. Fez seu curso em Valkenburg, Holanda, em 1999.

Atualmente atende no Centro de Meditação Transcendental do Leblon, onde faz prescrições e orientações da medicina ayurvédica e também desenvolve programas de limpeza, desintoxicação e rejuvenescimento de acordo com os principios védicos.

Para obter maiores informações – www.veraantoun.med.br

O MVVT ou Maharishi Vedic Vibration Technology -Uma abordagem não médica para avivar a inteligência interior do corpo – Um programa de alívio imediato para desordens crônicas.

A MVVT ou Maharishi Vedic Vibration Technology utiliza o conhecimento antigo e a tecnologia do som Védico de forma a melhorar a vida de indivíduos sofrendo de desordens crônicas. Melhorias dramáticas tem sido encontradas em uma ampla gama de condições, incluindo muitas desordens duradouras que não respondem a outras estratégias de tratamento convencionais.

A abordagem Védica é a abordagem da Lei Natural, que está inscrita em cada grão da fisiologia humana e pode ser acessada por qualquer um que tenha a inteligência interior em seu corpo.

Isto proporciona um caminho direto para a prevenção, restauração e manutenção do balanço no relacionamento natural entre a inteligência e a fisiologia – entre o corpo e sua própria inteligência interior.

Com isto, a possibilidade foi criada para cada indivíduo realmente usufruir uma vida saudavelmente balanceada e feliz – o objetivo de uma sociedade afluente – Maharishi

Vídeos

Redes Sociais