Consciência é a mais fundamental fonte de cada negócio

O Programa de Desenvolvimento Corporativo Maharishi oferece uma abordagem efetiva e única para o desenvolvimento da mais fundamental fonte de recursos dos negócios – a consciência humana.

A consciência é a base do estado de prontidão, criatividade, poder organizador, eficiência, saúde, e felicidade de cada executivo e empregado. Desta forma é a consciência dos empregados que, em última instância determina a performance e o sucesso de cada companhia como um todo .

texto fotinha pqna

Veja aqui o folder sobre desenvolvimento do potencial mental para executivos!

O Programa de Desenvolvimento Corporativo Maharishi fornece uma tecnologia cientificamente comprovada a Técnica da Meditação Transcendental para o desenvolvimento do pleno potencial da consciência humana. A Técnica da Meditação Transcendental vivifica na Mente e no corpo o mais profundo nível de inteligência, a consciência Transcendental, ou consciência pura que representa o total potencial da Lei Natural. Através da prática diária desta técnica, o indivíduo ganha a habilidade de pensar e agir neste nível, e através disto, ganha espontaneamente o suporte da criatividade infinita e poder organizador da Lei Natural para um máximo sucesso e realização em sua vida diária.

Criando uma administração livre de problemas e boa fortuna para a companhia

Esta é a tradução integral da reportagem de Vitória Wilson, publicada em novembro de 1990, na revista especializada da Associação dos Banqueiros Canadenses.
Com um estilo agradável e leve de escrever, a autora dá uma visão completa da “invasão” da Meditação Transcendental no mundo dos negócios.

Vários são os pontos desenvolvidos por ela sobre a Meditação Transcendental e o desenvolvimento empresarial, a saber:
O que é, e o que não é a MT.
Porque centenas de empresas estão adotando a MT.
A experiência Japonesa nas fábricas e a Canadense nos bancos com MT.
Depoimentos.
As novas perspectivas e tendências do empresariado para enfrentar os constantes desafios e onde a MT se encaixa com isso.
Como a MT pode aumentar a lucratividade.
As pesquisas científicas feitas com a MT.
Os benefícios marcantes para a saúde.

Publicado no “Journal of the Canadian Bankers Association,Volume 98, nº 6 que é publicado 6 vezes anualmente – novembro-dezembro de 1991.

aumento da lprodutividade

MEDITAÇÃO NO AVIÃO

Aquele executivo bem apessoado e discreto ao seu lado no avião, bem sentado com os olhos fechados, pode não estar dormindo. Ele poderia estar praticando a Meditação Transcendental!

A TÉCNICA É SIMPLES
FÁCIL DE APRENDER E
FÁCIL DE APLICAR

Idos são os dias onde a palavra “Meditação” estava enfronhada em misticismo.

Hoje, há uma aceitação cada vez maior do conceito e do valor da meditação, mais especificamente a Meditação Transcendental, ou MT- no mundo empresarial.

A aceitação da Meditação Transcendental como um instrumento fundamental dos anos 90, foi impulsionada por descobertas feitas em pesquisas cada vez mais sofisticadas que provam até ao mais cético que esse programa pode atrair dividendos para as empresas em qualquer área, desde mais criatividade e produtividade até melhores relações no trabalho e menos absenteísmo.

desenvolvimento da criatividade

“CHIEF EXECUTIVE OFFICER” (C.E.O) PRATICA A MT
Apesar do Japão liderar de longe o mundo empresarial em seu entusiasmo pela utilização do programa de MT – mais de 300 C.E. Os (presidentes de empresas) praticam agora abertamente a MT – a reação do ocidente historicamente mais reservada, está rapidamente mudando para um mesmo entusiasmo.

Não é apenas a cúpula de executivos que está praticando a técnica ou mesmo recomendando aos seus colegas, mais e mais as empresas estão adicionando a MT à lista dos cursos que são financiados para o autodesenvolvimento dos funcionários.

Como apontou recentemente o Time of London: “muitas empresas, desejosas de aprimorar o calibre de executivos e reduzir as perdas financeiras estão se voltando para a Meditação Transcendental”.
As instituições e as corporações vêem a MT como o programa mais simples e ainda assim, de melhor custo-benefício para o desenvolvimento dos recursos humanos e redução de stress.

PROFESSOR DA CONSCIÊNCIA

A Meditação Transcendental foi trazida para o ocidente há 35 anos atrás por Maharishi Mahesh Yogi – amplamente considerado como professor pioneiro do campo da consciência em todo o mundo.

De acordo com Dan O´Donnel diretor de planejamento e desenvolvimento de mercado do Royal Bank of Canada e praticante da MT: “A genialidade de Maharishi está em ter desenvolvido uma técnica poderosa e efetiva, que é ao mesmo tempo tão simples e natural”.

A técnica é simples, mas seus efeitos são de longa extensão e fortalecem todos os aspectos da mente, do corpo e do comportamento.

Ron Robins, consultor do programa de desenvolvimento corporativo de MT em Toronto, tem ensinado a técnica para executivos há 15 anos. Segundo ele, o programa é uma técnica mental sem esforço, na qual a mente aprende a ir além do “barulho” do pensamento até uma região que é silenciosa, pacífica. É uma técnica prática e de aprendizagem fácil (15 a 20 minutos, duas vezes por dia).
Para Ron Robins a MT éinclusive portátil: a técnica pode ser desfrutada em qualquer lugar – avião, trem ou em um ônibus. Em torno de 200.000 Canadenses praticam a MT.

HOMENS DE NEGÓCIOS INVESTINDO EM PESSOAS

O ressurgimento da popularidade da MT nos mundo dos negócios emana não só das convincentes pesquisas científicas, como também de mudança de atitude na consciência empresarial. Existe uma consciência cada vez maior de que as pessoas, não apenas as estratégias e os sistemas, são o recurso material mais valioso e subtilizado. Mais e mais, executivos estão optando por elevar o padrão de seus empregados, normalmente a um custo elevado. O dinheiro é bem investido se isto significa; manter uma equipe de alto calibre. No final, um programa para elevar o padrão é a alternativa mais barata, em contraste com os cursos direcionados apenas à cúpula, que em geral são caros e não produtivos.

Em um ambiente de negócios apressado e estressante, as exigências sobre os empregados podem ser grandes. As empresas se arriscam a perder seu pessoal mais criativo e engajado para todo o tipo de doenças relacionadas ao “estresse”.
O desafio é progredir e prosperar com a saúde mental e física intacta e hoje, os executivos estão preparados para ajudar seus empregados a enfrentar o desafio.

SUPRINDO A NECESSIDADE DO MOMENTO

Assim sendo, a retomada da MT como um instrumento para a elevação do padrão e a redução do estresse supre a necessidade do nosso tempo.

“O mundo dos negócios de hoje é estressante em muitas maneiras diferentes”, aponta Mike Wilson, vice-presidente assistente do Import Export Financing do Banque Nationale de Paris (Canadá). “Você tem competição, novas informações, novas tecnologias, numa economia expansiva e mutante. Aqueles de nós que praticam a MT, descobriram que é possível fluir com esses desafios mais do que ser atropelado por eles, a MT é a minha âncora: Ela me permite experimentar a quietude no centro de uma tempestade”.

O Toronto Dominion Bank é uma instituição onde um grupo piloto de gerentes tem se beneficiado do programa implementado através do centro de educação do banco. O seu objetivo principal é explorar a MT em seu potencial para desenvolver a criatividade.
Eles não estão sozinhos neste objetivo, e para surpresa geral, a técnica da MT não é promovida inicialmente como um programa para relaxar, dormir melhor e diminuir o estresse. Sr. Robins é bem enfático neste ponto.

“O incentivo inicial para uma empresa ou indivíduo para começar o programa é avivar o potencial latente físico e mental.”
Sharon Jorgens, gerente assistente geral de recursos humanos no TD Bank, foi uma das primeiras a participar do programa. Ela comenta que enquanto é verdade que muitas pessoas usam a MT como um instrumento para reduzir o estresse, ela mesma a considera como o instrumento chave de gerenciamento, ao aumentar e focalizar o pensamento criativo:

“A MT ajuda a espairecer sua mente das obrigações de instante a instante para criar uma serenidade de onde seus pensamentos criativos aparecem. Algumas pessoas se lembram da experiência de estar bem relaxadas e de repente uma ótima ideia brota em suas mentes: os corredores sempre se referem a isso como “alto dos corredores” – aquele ponto quando a mente atravessa o pensamento consciente; alguns apontam que tem o melhor pensamento neste ponto. A Meditação lhe permite estabelecer aquele estado além do pensamento consciente.

“Objetividade e planejamento estratégico são elementos importantes no meu trabalho meditar 2 vezes por dia ajuda a focalizar minhas energias enquanto mantenho uma perspectiva ampla. Eu considero a MT uma parte valiosa das minhas habilidades de gerenciamento.”

OS JAPONESES TRANSCENDEM NO TRABALHO

No Japão, a prática da MT decolou e pegou de verdade. Várias centenas de empresas já introduziram o programa, incluindo algumas das maiores empresas.
Nas indústrias pesadas de Sumitomo, uma das maiores indústrias manufatureiras, mais de 600 gerentes aprendem as técnicas, incluindo o presidente e diretores das principais divisões. Grupos de diretores do departamento de estocagem de Matsuya, um dos maiores empórios do Japão, Skylark, a maior rede de restaurantes do Japão e a Kyocera, além da indústria das câmeras Yashica, todos praticam MT.

O instituto Nacional de Saúde Industrial do Japão, um ramo do Ministério do trabalho, conduziu um estudo de dois anos sobre os efeitos da Meditação Transcendental nos negócios. A conclusão é: “ao implementarmos a Meditação Transcendental em uma empresa, a saúde mental dos trabalhadores melhora significativamente”.

A saúde física dentre aqueles que praticam a MT melhorou bastante em relação aos controles. O estudo, envolvendo 798 empregados, foi conduzido durante um período entre 1987 – 1989.

OS CIENTISTAS EXAMINAM A MT

MT está se irradiando no mundo dos negócios; está também se irradiando nas comunidades científicas e médicas. Mais de 7000 médicos da América do Norte praticam a MT e muitos a recomendam para seus pacientes. Os efeitos sobre a saúde são substanciais: normalização da pressão do sangue, taxa menor de colesterol, sono melhor, maior rapidez na recuperação do estresse, apenas para citar uns poucos.

Mais recentemente, as pesquisas indicaram que a MT pode realmente retardar o processo de envelhecimento.

Maharishi influenciou profundamente a medicina na América do Norte na medida em que as pesquisas sobre a MT desempenharam um papel dominante no nosso entendimento sobre como a mente e o corpo são interconectados e influenciam reciprocamente um ao outro em termo de saúde humana.

Nos últimos 20 anos, mais de 500 estudos foram feitos sobre a MT. Muitos dos quais foram conduzidos em universidades renomadas como Stanford, Harvard, Massachussets institute of technology e foram publicadas em jornais importantes: Science, Academy of Management Journal, Canadian Medical association e Scientific American.

Maharishi encorajou conscientemente a validação científica para a técnica da MT, alguma coisa que definitivamente a coloca a parte de outras abordagens de meditação e de relaxamento. Com um conhecimento em física e erudito na tradição Védica da meditação, Maharishi atraiu um grupo impressionante de cientistas renomados, doutores e eruditos (incluindo prêmio Nobel).

De fato, através de sua elucidação sobre os paralelos entre a ciência (especialmente a física) e o conhecimento Védico antigo, ele ajudou a criar uma ponte na histórica brecha do Oriente com o Ocidente, com relação ao entendimento do desenvolvimento da consciência humana, seu potencial de crescimento e sua relação com universo.

PESQUISAS SUBSTANCIAIS

Maharishi estava bastante alerta com relação ao fato de que o espírito científico de nossos tempos deveria ser satisfeito para que a MT fosse aceita em grande escala no ocidente.

Apesar da MT sempre ter atraído indivíduos com alguma inclinação filosófica para autodesenvolvimento, os últimos dois ou três anos testemunharam uma mudança importante na aceitação da MT como um instrumento prático, que é relevante para as pessoas de negócios de hoje e para suas empresas. A pesquisa científica é substancial
além de ser muito difícil de ser contestada.

Na América do Norte um dos estudos mais dramáticos foi publicado em psychosomatic medicine, em outubro de 1987. Examinaram-se as estatísticas de uma firma de Assistência Médica com mais de 600.000 pessoas, a Blue Cross nos Estados Unidos, durante um período de cinco anos- 1982 a 1987. O grupo que praticava a MT apresentava 50% menos consultas a médicos e admissões em hospitais do que o grupo controle. Os praticantes da MT também mostraram ter 87% menos doenças do coração, 55% menos tumores benignos e malignos e 87% menos desordens do sistema nervoso.

Duas meta-análises recentes, combinando os resultados de centenas de estudos sobre técnica de meditação e relaxamento acabaram por corroborar a unicidade da MT. A Primeira foi conduzida por um cientista de Stanford, Kenneth Eppley e aparece no “journal” of clinical psychology em 1989. O artigo conclui que a MT produz ” um efeito significativamente maior do que qualquer outra forma de meditação e relaxamento na redução da ansiedade“.

A segunda meta-análise, publicada em uma edição especial no “journal” of Social Behaviour and Personality” em março de 1990, indica que a MT é a melhor técnica de meditação e relaxamento para avivar a individuação (o grau no qual os potenciais internos das pessoas tornam-se completamente realizados).

“Esses novos estudos contradizem a noção comum de que todas as técnica de relaxamento e meditação são parecidas”, diz Dr.Steele Belok da escola de medicina de Harvard. “E é interessante notar que a técnica mais eficiente (MT) é também a mais antiga.

GRUPO DE COERÊNCIA

É potencialmente uma das áreas de pesquisa de mais longo alcance nas ciências sociais. Mais de 40 estudos controlados cuidadosamente nos últimos 16 anos, sugerem que indivíduos praticantes da MT e do programa de MT-Sidhis (um curso avançado que é uma extensão da MT) podem exercer uma influência positiva na população ao redor, criando uma ordem e coerência maior na sociedade. Esses estudos estão sendo publicados em jornais sérios tais como o “The Journal of Conflict Resolution”, uma publicação do departamento de psicologia em Yale e no “Journal of Mind and Behaviour”.

Surge então a pergunta: “porque demorou tanto para as empresas adotarem a MT? Nossa premissa de que o “Ocidente é melhor” (West is best) oferece uma explicação parcial. Apesar da popularidade da MT ter se espalhado rapidamente nos anos 70, houve também uma proliferação de versões ocidentais e livros do tipo “faça você mesmo” sobre meditação. O tempo e a pesquisa científica distinguiram o bom do ruim. A MT não só aparece como a mais efetiva, mas também como a mais agradável. Os meditantes da MT continuam com o compromisso de praticá-la simplesmente porque gostam de fazer isso.

Ironicamente, uma outra desvantagem para a aceitação foi a máxima da MT: “sem esforço”. A teoria do “sem dor, sem ganho” para se adequar e se auto-desenvolver tem uma raiz profunda em nosso pensamento, especialmente através dos anos 80, onde exaustão regulada se equivalia a boa saúde. As empresas e corporações investiram e associaram-se a clube de saúde para o bem dos seus empregados, algumas forneceram facilidades extras, todas acreditando que uma fisiologia bem ajustada poderia trazer mais juventude e uma mente criativa. Infelizmente as taxas de participação em tais programas raramente excederam a marca dos 15 a 20%.
A Motivação, ou a falta dela foi a chave. Portanto, as empresas estão repensando suas estratégias e a MT parece extremamente atraente. Aumenta a clareza mental, traz motivação interior e eleva a auto-estima. A MT aumenta o bem estar, incluindo a coordenação mente-corpo e a eficiência cardiovascular. Em outras palavras, a MT representa uma adição valiosa para qualquer programa de melhoria de vida.

É óbvio que o empregado que pratica a MT ganha bem mais do que uma técnica que ajuda a empresa. Ele pode se dar melhor com os colegas e com os supervisores, perder menos tempo por causa de doenças e ser mais produtivo. Em última análise porém os benefícios da Meditação Transcendental permeiam toda a sua vida.

“Uma pessoa não é apenas um banqueiro ou o seu trabalho”, diz Linda Martin,uma gerente de um ramo do banco de Montreal. Ela continua, “a beleza da MT é que os seus benefícios positivos afetam toda sua vida. Eu estou achando mais valor nas minhas relações interpessoais, tanto as íntimas quanto as sociais e estou me sentindo mais realizada em geral como pessoa por causa da MT”.

À medida que avançamos nos anos 90 e além deles, os desafios do mundo das empresas não vão diminuir! Haverá uma necessidade cada vez maior de mecanismos, de mais criatividade e energia, de abertura e flexibilidade para inovar e reaprender. Parecemos comprometidos a nos empurrarmos a realizar o nível mais alto e atingir o potencial mais completo, tanto no trabalho quanto em nossas vidas privadas… só para continuarmos competitivos e no mercado. Seria ótimo se pudéssemos fazer isso e manter uma estabilidade interna ao mesmo tempo. A MT pode oferecer tanto ao indivíduo quanto à empresa esta possibilidade.

PROGRAMA DE REVITALIZAÇÃO CORPORATIVO

O objetivo do Programa de Revitalização da Corporação é eliminar e prevenir problemas em todos os campos de gerência e administração pública e de promover o equilíbrio, progresso e realização em cada companhia.

A efetividade única do Programa de Revitalização da Corporação aumentará substancialmente o sucesso de uma empresa mantendo a boa saúde de seus funcionários, a performance financeira além de proporcionar altos níveis de criatividade.

O Programa de Revitalização da Corporação oferece uma validação científica:
1- Aumenta a boa fortuna de uma empresa além de manter a boa saúde, vitalidade e integração de seus funcionários;
2- Proporciona uma melhor integração entre a mente e o corpo dos funcionários – desenvolvendo a plenitude da vida;
3- Elimina o estresse em todos os níveis de uma organização;
4- Aumenta a vantagem competitiva de uma empresa;
5- Proporciona uma maior qualidade nos produtos e serviços;
6- Aumenta a capacidade de inovação de uma organização;
7- Aumenta a performance financeira;
8- Fortalece a capacidade da organização em lidar com o público e a comunidade empresarial geral;
9- Aumenta a efetividade dos programas de desenvolvimento de recursos humanos da organização;
10- Elimina os obstáculos através de uma bem sucedida administração em áreas que de outra forma encontrar-se iam totalmente fora do controle do administrador.

Este Programa de Revitalização da Corporação aumenta a felicidade, a satisfação com o trabalho e a realização de cada indivíduo que faça parte da organização, criando um clima extremamente positivo e uma administração livre de problemas.

Todas as companhias podem se beneficiar !

A nossa abordagem básica é a de melhorar os níveis de saúde, vitalidade e criatividade de cada indivíduo dentro de uma organização e sua abordagem tem a sua fonte no conhecimento da lei natural. O programa de MT aumenta a performance de todos os tipos de organização – manufatura, serviços, comércio, utilitárias, governamentais, além de empresas geridas pelo estado.
Os benefícios obtidos pelo programa incluem:

– Companhias atravessando períodos difíceis desejando restaurar sua vitalidade e tornarem-se mais rentáveis;
– Companhias bem sucedidas que desejam aumentar seus níveis de criatividade e assegurar o progresso contínuo;
– Novas organizações que desejam prevenir problemas.
Sempre que ocorrem problemas eles surgem devido à ignorância dos princípios da perfeita administração. Cada organização é convidada a obter os benefícios práticos destes princípios através do Programa de Revitalização da Corporação.

MELHORA DA EFETIVIDADE

aumento na efetividade

Os empregados que aprenderam o programa da Meditação Transcendental, demonstraram em comparação ao grupo controle (que não aprendeu a técnica da MT) uma melhora significativa da saúde física, efetividade no emprego, satisfação no trabalho, relacionamentos em casa e no trabalho. Eles também demonstraram uma redução nos problemas relacionados com a saúde; redução de ansiedade, insônia, fadiga, além de uma redução no consumo de alcool e cigarros.
Ref

MELHORA NOS RELACIONAMENTOS

melhorias dos relacionamentos

Os empregados que aprenderam o programa da Meditação Transcendental demonstraram uma melhora no relacionamento com supervisores e colegas de trabalho em comparação aos do grupo de controle.
Ref

REDUÇÃO DE PROBLEMAS

redução de problemas de saúde

Um estudo conduzido nas Indústrias Pesadas Sumitomo pelo Instituto Nacional de Saúde na Indústria do Ministério do Trabalho Japonês, encontrou significantes melhorias tanto na saúde física quanto mental, em trabalhadores que participaram do programa da Meditação Transcendental.
Ref

HOSPITALIZAÇÕES

redução no indice de hospi

Um estudo de cinco anos de estatísticas de seguros de saúde em mais de 2000 pessoas participantes do programa da Meditação Transcendental, demonstrou que os participantes requeriam menos da metade dos índices de internamento em hospitais do que o grupo controle. A redução demonstrou-se ainda maior para aqueles com mais de 40 anos de idade.
Ref

O QUE O EXECUTIVO DEVE SABER ANTES DE IMPLANTAR O
PROGRAMA DE REVITALIZAÇÃO CORPORATIVO EM SUA EMPRESA

1) Qual a garantia de resultados? Qual o preço que a minha empresa pagará por uma implementação desta técnica?
A garantia dos resultados está intimamente ligada a parte científica. As muitas pesquisas realizadas, demonstram o sucesso da técnica nos mais diversos tópicos (veja abaixo)

  • – melhora a inteligência
  • – aumenta a criatividade
  • – expande a compreensão

Com relação ao preço, isso irá depender do tamanho da empresa e do número de funcionários que participarão do curso.

2) Quem já fez? Qual o crescimento obtido? E aqui no Brasil, alguma empresa de renome já implantou o Programa de Revitalização da Corporação?
Podemos citar no Brasil várias empresas que implantaram o Programa de Revitalização da Corporação, dentre elas o Laboratório Cannone, Shell do Brasil, Laboratório Farmoquímica, Herbarium, Banco Icatu, Globo.com e Lojas Americanas

3) O Programa de Revitalização da Corporação é destinado a empresas de que porte?
Todo tipo de empresa busca a lucratividade. O Programa de Revitalização da Corporação traz aos diretores das empresas uma ampla compreensão de que existe um computador central dentro de cada um de nós. Através de um processo de dissolução de estresses, eliminando o ruído interno, o indivíduo
entra em contato com este nosso computador interno, o resultado é o aumento de lucratividade, obtida com menor esforço. Desta mesma forma funcionam todos os princípios da natureza, através da lei do mínimo esforço. Tudo isso encontra-se plenamente baseado em princípios ligados a física, química e matemática.

4) Como é o programa/processo? Como é este curso? Quanto tempo seria necessário para perceber os efeitos deste programa em minha empresa?
O programa empresarial consiste em ensinar a MT utilizando para tanto uma linguagem de mercado. Este curso é bastante semelhante àquele ministrado em nossa academia, diferencia-se entretanto por uma abordagem mais focada na lucratividade da empresa e ao mesmo tempo, na qualidade de vida dos seus funcionários.
Os efeitos obtidos pelo Programa de Revitalização da Corporação devem ser experimentados em pouco tempo, de 4 a 5 dias…

5) Ao fazê-lo deverei mudar os hábitos pessoais e profissionais? Devo tornar-me um monge ou algo do gênero?
Não, deve-se unicamente adotar 2 períodos durante o dia, de 15 a 20 minutos (cada) para a prática do método. Nenhuma mudança extra nas práticas habituais da empresa precisaria ser adotada.

6) Quais serão as pessoas de minha empresa envolvidas neste processo?
Preferencialmente as envolvidas com o processo decisório e criativo.
Dependendo do interesse da empresa, isso pode ser aplicado em diferentes escalões de sua estrutura.

7) Isso atrapalhará o horário de trabalho?
Não necessariamente, algumas empresas como o Laboratório Canone e a Federal de Seguros, oferecem uma sala para a prática da Meditação na hora do almoço, dando 10 minutos do horário do expediente para tal, sabendo que com isso, obterá um funcionário mais bem preparado para as suas funções (ver gráficos).
Na Europa e nos EUA, as empresas que comprovam que os seus funcionários aprenderam e praticam a MT com regularidade, conseguem 50% de desconto nos planos de saúde. (visto os resultados alcançados nos últimos anos por estes funcionários dentro de suas respectivas empresas).

Transcendência: o melhor investimento para empresas e indústrias

As empresas estão se conscientizando de que seus funcionários são o seu capital mais importante. Por isso, começaram a utilizar a técnica da Meditação Transcendental como “investimento de capital”.

O sucesso de uma empresa, neste caso, depende de dois fatores: gestores e funcionários.

1. Gestores
A qualidade dos gestores encontra-se essencialmente no cérebro.

brain integration scale

Qual a diferença entre um gestor medíocre e um gestor excelente? Um estudo interessante mostrou que a diferença, em última análise, encontra-se no cérebro. Excelentes gestores têm pontuação muito maior em testes padronizados, que medem a eficiência do cérebro, do que gestores medíocres. Pode parecer lógico, considerando que o funcionamento eficiente está ligado a tudo o que faz nosso cérebro tão especial: criatividade, planejamento, estabilidade emocional, etc. Uma diferença semelhante também foi observada entre atletas medianos e os melhores atletas do mundo.
Ref – A diferença está, mais do que qualquer outra coisa, no cérebro.

brain integration

TA técnica da Meditação Transcendental é um método muito eficaz, e talvez o mais pesquisado, que melhora significativamente a funcionalidade cerebral. (Como e por quê? Veja: inteligência) Em outro estudo, um grupo de controle que não praticou a MT foi comparado a um grupo de praticantes de MT de curto prazo e a um grupo de praticantes de longo prazo. Mais de 30 estudos foram publicados sobre como a funcionalidade cerebral melhora com a prática da técnica da Meditação Transcendental. Vários estudos também demonstram aperfeiçoamento imediato em diversas áreas da vida de gestores corporativos (veja: pesquisa em empresas)

2. Os funcionáriosPesquisas demonstram que quando funcionários praticam a técnica da Meditação Transcendental dentro do horário de trabalho duas vezes por dia durante vinte minutos, a produtividade total melhora, ainda que trabalhem menos tempo durante o dia. Os funcionários se tornam mais criativos, o stress, as licenças médicas e o desejo de mudar de empregoreduzem, já a comunicação, as relações e a satisfação no trabalho melhoram (veja: pesquisa em empresas)

A seguir um exemplo interessante do que pode acontecer quando a Meditação Transcendental é implantada em uma empresa. A empresa emquestão é uma fábrica de médio porte do setor químico nos EUA. O gráfico mostra que, conforme cresce o número de funcionários que aprendem a técnica da MT, há aumento da produtividade e diminuição do número de dias de licença por doença.

produvtivity and

Embora este tenha sido um estudo apenas de observação, ficou claro para quase todos na fábrica que estes resultados foram alcançados devido àtécnica da Meditação Transcendental.
Ref – G. Swanson and R.Oates, Enlightened Management: Building highperformance People Mais empresas ao redor do mundo estão começando a implantar a técnica da MT, já que toda empresa quer aumentar o seu capital.

O que os gestores dizem sobre a MT
Mart Vilu, Diretor de Pessoal, Volvo, Suécia:

De todos os métodos que eu já tentei, a Meditação Transcendental é o que mais me atrai, porque é tão simples e porque os resultados aparecem em pouco tempo de prática. Minha capacidade de concentração aumentou, consigo encontrar soluções para os meus problemas mais rapidamente. Tenho mais capacidade para lidar com assuntos desagradáveis, ao mesmo tempo em que sou capaz de lidar com conflitos e com questões difíceis de uma maneira melhor. A vida ficou mais simples e mais feliz.

Hideo Takada, Gerente Geral do Departamento de Assuntos Gerais, Toyota, Japão::

Comecei a Meditação Transcendental quando eu era gerente do departamento de educação há dois anos. Agora estou sempre relaxado e consigo manter o equilíbrio mental, mesmo em situações tensas no trabalho. Isso traz uma grande vantagem para mim e para o meu trabalho.
Norman Rosenthal: How Meditation Can Help Your Business

PESQUISA CINTÍFICA

Diminuição da ansiedade em funcionários de indústrias

diminuição da ansiedade

Um estudo conduzido pelo Japanese National Institute of Industrial Health na Sumitomo Heavy Industries apresentou diminuição da ansiedade em funcionários que aprenderam o Programa de Meditação Transcendental, em comparação ao grupo de controle.
Ref

Aumento de Calma Fisiológica em Executivos e Trabalhadores

aumento da calma

Um estudo realizado com executivos e trabalhadores da indústria automobilística descobriu que após três meses de prática regular do Programa de Meditação Transcendental, os participantes apresentaram aumento de calma fisiológica, avaliada tanto durante o repouso, quanto durante a execução de tarefas, em comparação aos outros controles realizados nos mesmos locais de trabalho.
Ref

Menos tensão no trabalho

menos tensão

Um estudo realizado entre gestores e funcionários da indústria automobilística descobriu que, após três meses da prática regular do Programa de Meditação Transcendental, os praticantes demonstraram menos tensão no trabalho, em comparação ao grupo de controle do mesmo local de trabalho.
Ref

Negócios e Indústria

aumento da coerencia

Um estudo realizado em executivos e funcionários da indústria automobilística descobriu que, após três meses de prática regular do Programa de Meditação Transcendental, os participantes apresentaram mais coerência no trabalho, avaliado por sete aspectos relacionados ao trabalho, em comparação ao grupo de controle dos mesmos locais de trabalho.
Ref

Melhor relacionamento com colegas de trabalho

melhor relacionamento com os colegas

Os funcionários que aprenderam a técnica da Meditação Transcendental de Maharishi apresentaram um melhor relacionamento com colegas de trabalho, em comparação ao grupo de controle.
Ref

Melhor relacionamento com supervisores

melhor relacionamento supervisores

Um estudo realizado com 42 funcionários que aprenderam a técnica da Meditação Transcendental de Maharishi apresentou melhoria nas relações dos praticantes com seus supervisores, em comparação ao grupo de controle.
Ref

Melhoria no trabalho e nas relações pessoais

melhoria no trabalho

Um estudo realizado entre gestores e funcionários da indústria automobilística concluiu que, após três meses de prática regular da técnica da Meditação Transcendental, os funcionários apresentaram melhores relações de trabalho e pessoais, em comparação ao grupo de controle dos mesmos locais de trabalho.
Ref

Aumento da satisfação na vida profissional e pessoal

aumento da satisfação

Um estudo realizado entre gestores e funcionários da indústria automobilística descobriu que, após três meses de prática regular do Programa de Meditação Transcendental, os funcionários demonstraram mais satisfação em suas vidas pessoais e profissionais, em comparação ao grupo de controle no mesmo local de trabalho.
Ref

O aumento da satisfação no trabalho entre gestores e funcionários

aument. satisf. trabalho funcionario gestores

Um estudo realizado entre gestores e funcionários da indústria automobilística descobriu que, após três meses de prática regular do Programa de Meditação Transcendental, os participantes apresentaram mais satisfação na vida profissional, em comparação a grupo de controle no mesmo local de trabalho.
Ref

Mais satisfação no trabalho

mais satisfação

Um estudo realizado com 40 funcionários que aprenderam o Programa de Meditação Transcendental de Maharishi apresentou maior satisfação dos praticantes no trabalho, em comparação ao grupo de controle.
Ref

Mais qualidades de liderança entre funcionários

mais qualidade

Funcionários de uma empresa do setor de alimentos que aprenderam a técnica da Meditação Transcendental apresentaram, após quatro meses, aumento significativo na escala de liderança, em comparação ao grupo de funcionários que não participaram no programa.
Ref

Aumento da contribuição para a organização

aumento da contribuição

Um estudo, realizado durante três meses entre os gestores de uma empresa de equipamentos médicos que aprenderam a Meditação Transcendental, apresentou aumento na “contribuição para a organização”, índice com informações e observações sobre: produtividade, melhor comportamento de liderança, melhores relações de trabalho, aumento da vitalidade, melhoria da saúde mental e da competência no trabalho, e diminuição da raiva.
Ref

Redução do desejo de mudar de emprego

redução do desejo de emprego

Em um estudo realizado com 42 funcionários que aprenderam a técnica da Meditação Transcendental descobriu que havia menos desejo de mudança de emprego, em comparação ao grupo controle. Ref

Aumento da eficiência de funcionários

aumento da eficiencia funcionaros

Um estudo realizado com supervisores e funcionários da indústria automobilística descobriu que, após três meses de prática regular do Programa de Meditação Transcendental, houve aumento da eficiência, em comparação aos grupos de controle do mesmo local de trabalho.
Ref

Melhor desempenho no trabalho

melhor desempenho

Um estudo realizado com 42 funcionários que aprenderam o Programa de Meditação Transcendental de Maharishi apresentou melhor desempenho no trabalho, em comparação ao grupo de controle.
Ref

Comportamento mais saudável entre gestores

comportamento entre gestores

Em uma empresa de equipamentos médicos, gestores aprenderam o Programa de Meditação Transcendental e após três meses, apresentaram um comportamento mais saudável em comparação a um grupo controle da mesma empresa, tais como: exercícios físicos regulares, melhor qualidade na alimentação e no sono e redução no uso de álcool.
Ref

Diminuição da depressão em funcionários públicos em longo prazo

diminuição da depressão

Funcionários públicos, que praticam o Programa Meditação Transcendental há três anos, continuam apresentando redução significativa na depressão, em comparação ao grupo de controle que participou de um programa educacional de gerenciamento de estresse.
Ref

Diminuição de depressão entre funcionários de um projeto de alta segurança do governo

depressão funcionarios do governo

Funcionários altamente estressados de uma agência governamental de alta segurança exibiram diminuição da depressão após aprender o Programa de Meditação Transcendental, em comparação ao grupo de controle que participou de um programa de educação para gestão de estresse.
Ref

Redução da Impulsividade em Trabalhadores de Indústrias

redução da impulsividade
Um estudo realizado no Sumitomo Heavy Industries pelo Japanese National Institute of Industrial Health demonstrou que os 427 funcionários que aprenderam o Programa de Meditação Transcendental conseguiram diminuir a impulsividade em comparação aos 308 funcionários do grupo de controle, pertencentes ao mesmo local de trabalho.
Ref

Redução da instabilidade emocional em trabalhadores industriais

redução da instabilidade

Um estudo realizado no Sumitomo Heavy Industries pelo Japanese National Institute of Industrial Health demonstrou que os 427 funcionários que aprenderam o Programa de Meditação Transcendental apresentaram diminuição na instabilidade emocional em comparação aos 308 funcionários do grupo de controle, pertencentes ao mesmo local de trabalho.
Ref

Melhor sono à noite para funcionários de indústrias

melhor sono

Um estudo realizado no Sumitomo Heavy Industries pelo Japanese National Institute of Industrial Health demonstrou que os 427 funcionários que aprenderam o Programa de Meditação Transcendental conseguiram dormir melhor à noite em comparação aos 308 funcionários do grupo de controle, pertencentes ao mesmo local de trabalho.
Ref – Japanese Journal of Public Health 37 (10 Suppl.): 729, 1990

Melhor Qualidade de Sono em Executivos e Trabalhadores

melhor qualidade de sono
Um estudo entre os gerentes e funcionários da indústria automobilística indicou que, após três meses de prática regular da técnica da Meditação Transcendental de Maharishi, a qualidade de sono melhorou significativamente (p <0,0025) em comparação aos grupos de controles do mesmo local de trabalho. O efeito foi o maior entre os praticantes regulares.
Ref

Diminuição do Estresse entre Gestores

diminuição do stress gest.

Um estudo realizado durante três meses com gestores em uma empresa de equipamentos médicos descobriu que aqueles que aprenderam a Meditação Transcendental, em comparação com outros controles correspondentes, demonstraram redução significativa no grau de percepção de estresse. Para isso, foi avaliado o grau de como certas situações cotidianas são percebidas, como por exemplo, sobrecarga, descontrole ou imprevisibilidade.
Ref

Diminuição da ansiedade em funcionários públicos

diminuição da ansiedade func
Funcionários de uma agência do governo de alta segurança, que aprenderam o programa da Meditação Transcendental, apresentaram diminuição da ansiedade, em comparação ao grupo de controle que participou de um programa educacional de gerenciamento de estresse.
Ref

Long-Term Decrease of Anxiety in Government Personnel

ansiedade funcionario publico

Funcionários do governo que aprenderam o programa de Meditação Transcendental foram avaliados novamente após três anos e apresentaram diminuição contínua da ansiedade, em comparação ao grupo de controle que participou de um programa educacional de gerenciamento de estresse.
Ref

Melhor saúde mental entre gestores

melhor saude mental

Os gerentes que aprenderam o Programa de Meditação Transcendental demonstraram crescimento significativo, avaliado por um questionário sobre a saúde mental durante três meses de estudo, em comparação ao grupo de controle.
Ref

Trabalhadores de fábricas param de fumar naturalmente

increased freedom

Um estudo realizado nas Sumitomo Heavy Industries conduzido pelo Japanese National Institute of Industrial Health encontrou um aumento no número de funcionários que já não fumavam entre o grupo de 427 colaboradores que haviam aprendido o Programa Meditação Transcendental, em comparação aos 308 colaboradores do grupo controle do mesmo local de trabalho. Não foi o objetivo do estudo que praticantes parassem de fumar, mas foi observado esse efeito colateral natural. Ref

Redução de cigarro e de consumo de álcool entre diretores e funcionários

decreased cigarrete

Um estudo entre diretores e funcionários da indústria automotiva nos EUA descobriu que, após três meses de prática regular do Programa de Meditação Transcendental, os funcionários consumiram menos cigarro e álcool, em comparação ao grupo de controle do mesmo local de trabalho. A redução do consumo de cigarro e de álcool não eram os objetivos do estudo, mas foi observado esse efeito colateral.
Ref

Melhoria da saúde em geral entre gestores e trabalhadores de fábrica

melhoria da saúde em geral

Gerentes e outros funcionários de uma empresa automobilística apresentaram melhora na saúde após três meses de prática regular da técnica da Meditação Transcendental de Maharishi, de acordo não só com os relatos sobre a saúde física e mental dos praticantes de MT, como também com as avaliações da gravidade e da frequência das queixas sobre saúde, em comparação ao grupo de controle do mesmo local de trabalho.
Ref

Melhoria na saúde de trabalhadores em empresas japonesas

redução de queixas

Esta pesquisa realizada pelo Japanese National Institute of Industrial Health demonstrou que os 427 funcionários do Sumitomo Heavy Industries que aprenderam a técnica da Meditação Transcendental de Maharishi apresentaram menos queixas físicas após cinco meses de prática, em comparação ao grupo de controle da mesma empresa.
Ref

Aumento de vitalidade entre gestores

aumento de vitalidade

Gestores de uma empresa de equipamentos médicos que aprenderam a Meditação Transcendental de Maharishi apresentaram um aumento significativo de vitalidade física, avaliada através de uma escala padronizada, em contraste com o grupo de controle. Também foram observados: maior nível de energia e menos cansaço.
Ref

Melhora da saúde entre gestores

decreased physcal

Gestores que aprenderam a técnica da Meditação Transcendental apresentaram diminuição significativa na avaliação normal de sintomas somáticos relacionados ao estresse, como dores no peito e dores de cabeça, em comparação ao grupo de controle, em estudo realizado durante três meses.
Ref

Mais sucesso no trabalho

melhor integração

Um grupo de veteranos, que tinha dificuldade em integrar-se à sociedade, e que aprendeu o Programa da Meditação Transcendental apresentou aumento significativo na capacidade de manter o emprego, em comparação àqueles que receberam outras formas de tratamento em uma Unidade de Reabilitação Profissional.
Ref

CEOs e a MT

14 executivos que confiam na Meditação CEOs têm trabalhos estressantes, e alguns têm se dedicado a buscar uma forma de  encontrar consolo para a dura rotina diária.

Alguns praticam meditação ou, até mesmo, a Meditação Transcendental, uma técnica baseada em mantras derivada, a cerca de 50 anos atrás , de antigas práticas Indianas.

Nós compilamos uma lista de líderes que dizem que a meditação lhes dá uma vantagem no mundo dos negócios competitivos. Alguns até já a incorporaram à cultura de suas empresas.

Ray Dalio gestor de fundos de investimentos, usa a Meditação Transcendental para verificar o seu ego.

Dalio – fundador e CEO da Bridgewater Associates, o maior fundo mundial de investimentos- construiu muitos dos princípios da MT na cultura de sua empresa.

De acordo com um perfil para a revista New York , a Meditação Transcendental construiu em Dalio a crença “de que o principal obstáculo para a melhoria de uma pessoa é o seu próprio ego frágil; em sua empresa, ele  critica de forma constante, sem retoques às normas, até que as críticas não sejam tomadas de forma pessoal e até que ninguém rejeite dar uma boa idéia, por medo de estar errado. “

Salesforce / YouTube

Marc Benioff da Salesforce.com  começou a meditar, porque o seu trabalho na Oracle era muito estressante

Ele é um profissional de longa data, de acordo com um artigo de 2005 de San Francisco Chronicle.

“Eu gosto de meditação, e eu venho praticando há mais de uma década – provavelmente para ajudar a aliviar o stresse que eu estava passando quando eu estava trabalhando na Oracle”, ele disse ao San Francisco Chronicle.

Fundador do Panda expresso – Andrew Cherng uma vez parou uma reunião de negócios para incentivar uma exausta gerente de uma loja a meditar

Youtube/4EntrepreneurSuccess

“Quero ajudar meu povo a partir de seu próprio aspecto interior”, diz Cherng, que regularmente pratica a meditação, disse a Forbes .

O ex-CEO da Monsanto Bob Shapiro tornou salas de escritório em espaços de meditação

AP

Shapiro, que co-fundou Sandbox Indústries , uma empresa de capital de risco, disse à Bloomberg News que ele se interessou pela meditação após ser introduzido na prática por um amigo seu, de Harvard.

“Como um homem de negócios, notei um número de pessoas que eu conhecia muito bem que se apegou a esta pratica , pessoas que, talvez, tenham começado com um certo grau de ceticismo e acharam a experiência útil”, disse ele.

O ex-CEO Bill George fez a mesma coisa na Medtronic

TrueNorthTeam no YouTube

George, que agora leciona na Harvard Business School, disse à Bloomberg News que ele gosta de fechar os olhos e respirar profundamente, assim que um vôo começa.

“O melhor momento para meditar é dentro de um avião,” disse ele. ” Eu tenho que ir frequentemente à Europa . Se eu desembarco, às 8 horas, a meditação me dá uma oportunidade de descanso profundo e de me reorientar antes da minha reunião do conselho às 10 horas.”

Na Medtronic, George dedicou uma das salas de conferência da empresa para ser um espaço tranquilo onde os funcionários podem ir para uma pausa, de acordo com o relatório da Bloomberg .

Fundador da Def Jam – Russell Simmons diz que a Meditação Transcendental mudou a sua vida

Simmons escreveu sobre a meditação transcendental em
Há cerca de dois anos atrás, eu visitei uma escola na África do Sul, onde todos os alunos praticavam uma forma particular de meditação – a Meditação Transcendental (MT). Eles eram brilhantes, alertas,energizados com a vida. Pouco tempo depois, voltei para Nova York e eu conheci um professor que lecionava a MT a um longo tempo, Bob Roth …

Mesmo que eu estivesse meditando de maneiras diferentes por mais de 10 anos, pedi a Bob para me ensinar. Já estou fazendo MT por dois anos. Ela mudou a minha experiência em meditação e, portanto, minhas experiências de vida. “Oprah Winfrey diz que usa a MT para se conectar com Deus.

Oprah Winfrey diz que usa a MT para se conectar com Deus

Oprah disse ao Dr. Oz, no ano passado, que a Meditação Transcendental a ajudou a “se conectar com aquilo que é Deus”, de acordo com o Huffington Post.

Uma devota bastante nova, Oprah foi introduzida à prática durante o seu trabalho com sistemas escolares em cidades, onde a MT foi introduzida para as crianças com problemas acadêmicos e comportamentais.

TCGroup Ltd. / YouTube

O CEO Roger Berkowitz da Legal Sea Foods medita por 20 minutos todas as manhãs, refugiando-se em um “estado semiconsciente”

Berkowitz disse a Inc. Magazine – o ritual é uma parte importante do seu dia.

“A primeira coisa que faço de manhã é me retirar para o meu gabinete e meditar”, disse ele. “Eu medito duas vezes ao dia por 20 minutos, fechando os olhos, limpando a minha mente, e repetindo o meu mantra até que eu esteja em um estado semiconsciente. Às vezes, eu estou lutando com um problema antes da meditação, e depois a resposta é clara, de repente .

Youtube / Champlainadmin

Robert Stiller fundador da Verde Mountain Coffee Roaster traz instrutores de meditação para os seus funcionários

Stiller em 2008 disse a Bloomberg News que ele regularmente traz um instrutor de meditação para a sua empresa, que possui escritórios baseados em Vermont, para orientar os funcionários com a meditação.

“Se você tem uma prática de meditação, você pode ser muito mais eficaz em uma reunião,” o agora ex-presidente disse. “Meditação ajuda a desenvolver as suas habilidades para se concentrar melhor e para realizar as suas tarefas.”

coastalpartnership / YouTube

Ramani Ayer, ex-presidente e CEO do Grupo Hartford Financial Services, diz que a MT faz dele um melhor tomador de decisões

Ayer pratica há mais de 25 anos a MT, de acordo com o blogue de Meditação Transcendental .

“A técnica da Meditação Transcendental foi ideal para minha vida agitada”, disse Ayer do blog MT. “Tem comprovadamente reduzido meu stress e ajudado a manter minha boa saúde, e tem beneficiado imensamente a minha família e as relações comerciais. Importante, pois me ajudou a tornar mais claras, mais eficazes, as decisões no trabalho”.

Universidade Maharishi

Steve Rubin, ex-CEO e presidente da United Internacional de Combustíveis, diz que praticar a MT lhe dá um “foco como o de um raio laser”

Rubin atua no Conselho de Curadores da Universidade Maharishi de Administração, a escola Fairfield, baseada em Iowa, que foi fundada por professores de meditação transcendental.
Ele disse que a MT lhe dá uma “vantagem competitiva” no mundo dos negócios.

“Eu tenho a clareza mental e a agilidade tanto para um foco apurado nos detalhes, como para uma compreensão ampla”, disse ele.

Nancy Slomowitz / Vimeo

Nancy Slomowitz CEO da Executive Management Associates, reduziu os custos de seguro de assistência de saúde de sua empresa, oferecendo aulas de MT para os seus funcionários

Slomowitz, que recentemente escreveu “Work Zone Madness: Surviving and Rising Above Workplace Dysfunction,” (” Loucura na Zona de Trabalho: Sobrevivendo e vencendo a disfunção no trabalho “), pratica a MT desde que era uma adolescente, de acordo com blogue de MeditaçãoTranscendental .

Depois de experimentar efeitos positivos em sua própria vida, ela decidiu introduzir a prática para os seus empregados.

“A MT tem produzido, benefícios práticos, tangíveis, tanto em suas vidas profissionais quanto pessoais”, diz Slomowitz. O ambiente de trabalho transformou-se rapidamente de tóxico para harmonioso, dentre outras mudanças positivas. E, surpreendentemente, o custo da empresa com os seguros de saúde realmente caiu devido a uma redução das licensas por doenças “.

meditationchannel / YouTube

Marnie Abramson, que é dona da Tower companies, empresa imobiliária, diz que oferecer cursos de MT para os seus funcionários é a melhor maneira de aumentar a produtividade

Depois de muitos de seus colegas de trabalho relataram resultados positivos ao praticar a Meditação Transcendental, Abramson decidiu começar a praticar, como um meio de lidar com o seu ambiente de trabalho agitado, de acordo com a TM women Professionals.org .

“Eu diria que organizar um curso MT para seus funcionários é, provavelmente, a maneira a mais rápida, mais fácil, e menos cara de obter mais de seus trabalhadores do que você poderia imaginar”, disse Abramson.

Wikimedia Commons

Rick Goings CEO da Tupperware medita diariamente para se reorientar

Goings disse ao Financial Times que ele tenta meditar por pelo menos 20 minutos todas as tardes.

“Para mim, é uma prática que não só elimina o estresse, mas me ajuda a esclarecer o que realmente está acontecendo e o que realmente importa”, disse ele.