Reduz o stress

As tensões, que não podem ser neutralizados pelo descanso durante o sono, irão se acumular ao longo do tempo. Elas acabam perturbando o funcionamento natural do corpo, o que resulta em vários problemas mentais e físicos. Esses distúrbios podem manifestar-se, muitas vezes através de nossa genética, do nosso “elo mais fraco”, algumas pessoas poderão ter problemas cardíacos, enquanto outras entrarão em depressão. A condição genética não é a causa, mas pode definir onde a causa verdadeira, a incapacidade do corpo em limpar os elementos que perturbam seu funcionamento natural, irá se manifestar. Estes distúrbios são hoje considerados como uma das principais causas, direta ou indiretamente, de muitos problemas da saúde física e mental.

Durante a experiência da transcendência a mente entra em um estado de silêncio interior completo. Mente e corpo sempre andam juntos. Aonde um vai, o outro segue. Ao permitir que a mente seja facilmente levada para esta paz interior, o corpo experimenta um estado muito profundo de repouso, muito mais profundo do que o descanso durante o sono. Este estado pode ser medido objetivamente.

The rest during TM goes much deeper than sleep.

Deep rest

Este gráfico mostra um estudo da Harvard Medical School, em que o repouso é medido com base no consumo de oxigênio. Vemos que, durante a prática da MT, o corpo entra em um estado de repouso muito mais rápido e muito mais profundo do que o descanso normalmente obtido durante o sono. Este estudo foi publicado em 1971, em duas das revistas científicas mais conhecidas no mundo, Science.  Ref   Ref

Ele foi repetido dezenas de vezes ao redor do mundo com resultados semelhantes. Uma publicação posterior analisando 31 estudos sobre a MT confirmou o estado excepcionalmente profundo de relaxamento atingido com a prática da MT, um estado muito mais profundo do que o normal, quando foram medidos da taxa respiração, frequência cardíaca ou lactato plasmático, a técnica que deve ser praticada com os olhos fechados.  Ref

Como resultado, o corpo pode se recuperar de estresses muito mais profundos, até mesmo das tensões traumáticas mais profundas, que anos de sono ou de terapia não alcançam. E se removemos a causa, os resultados irão desaparecer também. O corpo conseguindo eliminar as tensões que perturbam o seu funcionamento normal, o terreno então estará pronto para que os problemas relacionados a essas perturbações possam melhorar espontaneamente. Isso afeta quase todas as áreas da vida, como pode ser visto neste site.

Alguns dos resultados mais impressionantes, no entanto, foram observados em pessoas que também apresentavam problemas muito profundos – veteranos de guerra e refugiados – que sofriam de Transtorno de Estresse Pós-traumático severo (TEPT). O estresse traumático profundamente enraizado em casos de TEPT é geralmente considerado incurável, na melhor das opções, os sintomas podem ser suprimidos com terapia ou com medicação pesada.

No entanto, vários estudos científicos publicados sugerem uma diminuição bastante significativa, ou mesmo o desaparecimento completo dos sintomas de TEPT em alguns casos, com a prática da MT em um período de 4 a 12 semanas.  Ref

A cura do TEPT em veteranos de guerra

melhoras na adaptação em veteranos

Veteranos de guerra com estresse pós-traumático e que aprenderam o Programa de Meditação Transcendental apresentaram diminuição significativa na insensibilidade emocional, em comparação àqueles que fizeram psicoterapia e não demonstraram nenhuma mudança significativa.  Ref

Menos estresse = mais resistente ao estresse

O estresse cria um círculo vicioso: mais estresse cria mais estresse. Mas apenas 20 minutos de prática da MT duas vezes ao dia pode ajudar a transformar este padrão.

more stress

O stress é um círculo vicioso. Quanto mais estressados estivermos, mais estresse iremos absorver. Sob estresse, perdemos o nosso equilíbrio mais facilmente, discutimos ou brigamos, e ficaremos ainda mais estressados. O estresse também bloqueia a criatividade, o que torna mais difícil encontrar soluções para os problemas. Ao sermos confrontados por um problema que não podemos resolver, ganhamos mais um estresse para adicionar à pilha!

less stress A transcendência pode ajudar a transformar este círculo vicioso. Se o corpo começa a eliminar o estresse, ele passa a funcionar normalmente. Um funcionamento mais normal significa que iremos permanecer espontaneamente mais calmos, sendo nós mesmos. O repouso neutraliza o stress, por isso, se pudermos manter a calma continuamente, o estresse deixará menos marcas em nós. O corpo vai se tornar mais e mais eficiente em remover o estresse, não só durante a meditação, mas também durante as atividades normalmente estressantes. É como desenhar uma linha na água, enquanto desenhamos, ele é automaticamente removida.
Podemos medir isso objetivamente. Estudos mostram que os praticantes da Meditação Transcendental irão, depois de uma média de 3 meses da prática regular da técnica, manter-se muito mais calmos fora da sua meditação, medido por 4 variáveis diferentes.

funcionamento psiccológico

  • Frequência cardíaca;
  • Consumo de Oxigênio;
  • Resposta galvânica da pele;
  • hormônio do estresse, Plasma Lactato;

(Foram realizados 31 estudos diferentes sobre a MT, este gráfico mostra a média observada.)  Ref

quicker recovery
Quando praticantes da MT são expostos a um estímulo estressante, estudos mostram que eles retornam ao seu equilíbrio muito mais rapidamente. Pode-se medir objetivamente o quão grande é a resistência de uma pessoa ao estresse e estudos sugerem que a transcendência tem um efeito bastante positivo.  Ref

A redução do estresse é, na verdade, um efeito colateral do que realmente acontece, que é o contato com a nossa verdadeira natureza interior e tudo o que não é natural começa a se dissolver.

Para saber mais sobre os estudos científicos sobre os efeitos da Meditação Transcendental na redução do estresse, clique em estudo científico no topo desta página