Busca

Klebér Tani

O professor Klebér Tani é o Diretor da Sociedade Internacional de Meditação no Rio de Janeiro, escolhido por sua Santidade Maharishi Mahesh Yogi como Primeiro Ministro do Governo Global da Paz Mundial para o Brasil (nova instituição criada por Maharishi para a difusão de sua técnica de Meditação Transcendental e das 40 abordagens da Ciência Védica para o mundo). É professor de Educação Física, formado pela UGF, tendo ministrado cursos como professor assistente em pós-graduação e mestrado, nas cadeiras de treinamento desportivo e psicologia desportiva. Klebér é professor de Meditação Transcendental desde 1981 tendo formado mais de 10.000 alunos na técnica da Meditação Transcendental. Desenvolveu projetos para o governo brasileiro ensinando a MT em presídios, escolas e hospitais em oito estados. Atende como consultor empresarial, já tendo ministrado cursos em empresas tais como Shell, Laboratório Cannone, Banco Icatú, Lojas Americanas, Laboratório Farmoquímica etc. O professor realiza a preparação psicológica de muitos atletas de ponta e atualmente dirige a sede da SIM na zona sul do Rio de Janeiro, com cursos regulares nos períodos da tarde e da noite.

1978 – Fez o seu curso introdutório na Sociedade Internacional de Meditação. (17 anos de idade)

1979 – Fez o curso de MT-Sidhis (prática avançada de MT)

1980 – Participou de cursos avançados (Assembléia da Paz Mundial) que são um pré-requisito para assumir postos de maior responsabilidade no movimento de Meditação Transcendental.

1981 – Fez o curso para a formação de professores da Técnica da Meditação Transcendental com Maharishi, na Colômbia, com uma fase de extensão em Porto Rico.

1982 – Aos 21 anos de idade, ministrou seu primeiro curso de Meditação Transcendental no Rio de Janeiro. Trabalhando na zona sul do Rio de Janeiro, levou a Meditação Transcendental para o esporte profissional, (vôo livre, surf, atletismo, judô, triatlo etc.) tendo participado do programa de treinamento desportivo de vários atletas olímpicos.

1983 – Abriu uma academia de MT no Leblon, que funcionou até 1990.

Ainda em 1983 entrou para a faculdade de Educação Física e preparou dezenas de alunos, dentre as centenas que ensinou a técnica da MT, para cursos mais avançados (MT-Sidhis e Treinamento de professores ) com os quais veio a trabalhar mais tarde.

1984 – Foi chamado pelo governo do Rio de Janeiro para ministrar o curso de MT na penitenciária do Rocha, subúrbio do Rio de Janeiro.

Partiu com dez de seus alunos para Brasília, para o Curso de Formação de Instrutores na técnica da MT.

1985 – Foi coordenado pela Sociedade Internacional de Meditação, para ensinar a MT na penitenciária da Papuda e Centro de Reabilitação e Custódia (Brasília).

Neste mesmo ano recebeu o Mestre da Meditação Transcendental, Maharishi Mahesh Yogi, em uma de suas vindas para o Brasil.

Fez parte da comitiva Brasileira que organizou o primeiro Congresso Internacional de Medicina Natural – Este congresso foi presidido por Maharishi Mahesh Yogi.

Trabalhou sob a supervisão do Mestre, tendo ainda ensinado a MT para autoridades e o clero do estado de Alagoas, na cidade de Maceió (Secretário da Educação, Secretário do Comércio, Padre Teófanes de Barros – Fundador da Universidade de Alagoas)

1986 – Reorganizou a sede de Meditação Transcendental em Santa Tereza, na Rua Almirante Alexandrino, transformando o local em um ponto de encontro de um grande grupo de meditantes formadores de opinião.

1987 – Apoiado pelos donos da marca Yes Brasil (Simão e Lídia Azulay) retorna a zona sul e em Copacabana continuou a ministrar os cursos de MT.

1988 – Iniciou o trabalho de consultoria empresarial, assistindo executivos de Multinacionais, como por exemplo a Esso, Shell do Brasil , AT&T e etc.

1989 – A primeira grande empresa no Rio de Janeiro a se interessar pela MT, após meses de contato e apresentação com executivos foi a Shell do Brasil. A partir daí, somaram-se a ela, o Banco Nacional, o Laboratório Cannone (Patilhas Valda), Lojas Americanas, Federal de Seguros e etc.

Neste mesmo ano parte em uma viagem para a Índia, nos Himalaias e para o interior da Indonésia por um período de quatro meses, tendo inclusive ministrado cursos de Meditação Transcendental na Índia (Rishikesh) e na Indonésia (Ilha de Bali) entrando também em contato com um grupo da Meditação Transcendental nestes dois países, aproveitou para se aprofundar na filosofia e cultura orientais, tendo sempre como base a Ciência Védica de seu mestre Maharishi.

1990 – Abriu a academia de Meditação Transcendental do Leblon, vinculada a Sociedade Internacional de Meditação. A partir daí iniciou uma fase de 3 a 4 anos de viagens sucessivas para o Oriente. Nesta época concentrou a sua atenção na atividade desportiva, procurando traduzir para o meio desportivo, a importância do repouso como base de um dinamismo perfeito.

1991 – Inicia-se uma fase onde os estudos sobre a fisiologia do repouso começam a fazer parte do treinamento de atletas olímpicos, tendo como base, a técnica da Meditação Transcendental em seu aspecto teórico – a Ciência da Inteligência Criativa.

1992 – Viajando pelo Brasil, o professor Klebér Tani introduz a técnica de MT através de cursos ministrados, desde a fronteira do Uruguai até Alagoas, em órgãos estaduais, além de escolas, universidades, hospitais e clínicas.

1993 – São organizadas excursões à Índia, Nepal, Indonésia e Malásia, com o objetivo de estudo da cultura oriental. Neste ano foram feitos contatos com laboratórios Indianos (fitoterapia), para a importação destes produtos de medicina natural para o Brasil. Foi criada então a Ayurveda Produtos Fitoterápicos S.A., que funcionou pelos próximos 8 anos.

Participou de cursos avançados de MT (técnicas avançadas) diretamente com secretários de Maharishi .

1994 – Concentrou a sua atividade profissional na organização de cursos de Sidhis para os seus alunos, com a então líder Nacional, Maria Tereza Magalhães. Foi convidado para a implementação da técnica de MT junto à diretoria das Lojas Americanas.

1995 – Foi convidado para treinar os atores de teatro do grupo da Casa de Laura Alvim, no Rio de Janeiro. Este grupo ganhou neste mesmo ano o prêmio Pepsi de teatro.

1996 – Estruturou 3 cursos de Ciência da Inteligência Criativa, com a duração de dois meses e meio, com o apoio de um dos líderes da organização internacional do movimento de Maharishi, Dr. Geoffrey Clements, físico renomado, diretor da Maharishi Mentmore Towers (Inglaterra).

1997 – Foi iniciada uma turnê pelo Brasil aonde o professor Klebér Tani ministrou cursos no interior de São Paulo, Mato Grosso do Sul, interior do Paraná, Santa Catarina, interior do Rio Grande do Sul até a fronteira com o Uruguai.

1998 – O professor Klebér Tani viajou para a Alemanha para participar de uma Assembléia de Paz Mundial Internacional, com aproximadamente 3000 participantes de vários países. Após os 15 dias de participação na Assembléia, viajou para a Holanda, junto com a comitiva Brasileira para participar da comemoração de Guru Purnima (Dia do Mestre), junto com Maharishi.

1999 – Coordenou a vinda de monges para o Rio de Janeiro, estabelecendo moradia para os mesmos por 6 meses na cidade, com o objetivo de organizar projetos internacionais de Maharishi no Brasil. Neste mesmo ano, iniciou com um outro grupo de monges indianos um tour pelo Brasil para ministrar as técnicas avançadas de Meditação Transcendental para os alunos com mais de dois anos de prática.

2000 – Iniciou o projeto de ensino da Meditação Transcendental em universidades do Rio de Janeiro, ensinando centenas de pessoas na prática da Meditação Transcendental em curto espaço de tempo. A partir daí, a técnica passou a ser praticada por grandes grupos de alunos e professores, dentro de universidades tais como Gama Filho, UFRJ e Faculdades Integradas de Jacarepaguá.

2001 – Coordenou a vinda de monges Indianos para o Rio de Janeiro, com o objetivo de divulgar a astrologia Védica – Jiotish Maharishi. Conferências belíssimas foram realizadas e mapas de previsão foram fornecidos a ilustres personalidades da sociedade carioca.

2002 – O professor Klebér Tani viaja com comitiva pelo Brasil para difundir o Partido da Lei Natural, através de convenções para os seus alunos em alguns estados do Brasil. Nesta mesma oportunidade, estruturou cursos avançados de Meditação Transcendental para antigos praticantes da técnica em centros de convenções no Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.

2003 – Iniciou o projeto de consultoria empresarial na indústria química Farmoquímica, junto ao seu presidente Sr. Marcelo Geraldi. Foi escolhido pessoalmente por Maharishi Mahesh Yogi para ser o Primeiro Ministro do Governo Global da Paz Mundial no Brasil (Posição honrada da nova instituição criada por Maharishi para a difusão de sua técnica de Meditação Transcendental e das 40 abordagens da sua Ciência Védica para o mundo).

Foi convidado por Maharishi para representar na feira internacional Biofach de produtos naturais, os produtos orgânicos produzidos no Brasil pelas fazendas de agricultura Védica Maharishi.

2004 – Deu continuidade ao projeto de consultoria empresarial no grupo Farmoquímica do Rio de Janeiro.

Estruturou os novos cursos intensivos de Meditação Transcendental, batizados de Spa de Meditação. Com um novo formato, estes cursos pretendem abarcar meditantes e não meditantes, com o objetivo não só de ensinar a Meditação Transcendental como também instruir o aluno nos sistemas de Yoga Asanas Maharishi, Arquitetura Védica Maharishi, Astrologia Védica Maharishi, Ayurveda Maharishi e etc.

Nossa academia de Meditação Transcendental se organiza no momento para iniciar o projeto de um condomínio de meditantes, possivelmente em Vargem Grande, com as construções planejadas de acordo com o Sthapatya Veda (Arquitetura Indiana), tendo o mesmo projeto a intenção de construir um Palácio Global da Paz Mundial, com todo apoio de nosso mestre Maharishi Mahesh Yogi.

2005 – Abertura da nova academia de Meditação Transcendental, da Sociedade Internacional de Meditação no bairro nobre da Lagoa, no Rio de Janeiro.

Esta academia foi construida de acordo com o Sthapatya Veda, proporcionando aos meditantes uma atmosfera de profunda serenidade de tal forma que a meditação se torna bem profunda.

Foram organizados durante o ano diversos cursos avançados de MT (Sidhis) .

O programa de consultoria empresarial cresceu ao longo do ano, se expandindo da Farmoquímica para a Softec, empresa de computação, Universidade Integrada de jacarepaguá etc …

2006-Batizada com o nome de Estação da Mente e construída dentro da famosa academia de ginástica Estação do Corpo, na Lagoa,  esta filial da Meditação Transcendental ocupou-se  com atividades empresariais e  Meditação  Transcendental .

Vários atletas de peso, de várias modalidades esportivas, foram também introduzidos na prática da Meditação Transcendental.

2007 – Voltando-se para cursos particulares,  Spas de Meditação Transcendental e excursões internacionais, o grupo de praticantes de  Meditação Transcendental expandiu- se para outros estados .

2008 – Neste ano , o professor Klebér Tani apresentou uma série de cursos curtos abordando a filosofia da ciência Védica de Maharishi.

2009 – Outras empresas aderiram ao programa de Meditação Transcendental , e,  com a vinda ao Brasil do cineasta David Linch ,  foi criado um convênio entre a secretaria de educação do estado do Rio de Janeiro e a fundação David Linch,  tendo  como objetivo  difundir o programa de educação baseado na consciência estruturado  por  Maharishi Mahesh Yogi a anos atrás .

2010 – O programa de educação baseado na consciência foi aplicado em diversas escolas na cidade do Rio de Janeiro,  onde  centenas  de  jovens  começaram a praticar a MT duas vezes ao dia , antes e depois das aulas .

2011 – Implementação do programa de  MT  na  empresa Farmoquímica  ganhou renovada importância,  na medida em que esta multi nacional adquiriu uma nova unidade na Barra da Tijuca , contando com uma sala climatizada para a prática da MT, pelos seus colaboradores,  com vários horários disponibilizados pela empresa . Neste mesmo ano a empresa  Herbarium em  Curitiba incorporou o programa de  Meditação  Transcendental para seus colaboradores.   Foi construída uma sala especialmente estruturada para a prática da MT e palestras dentro da empresa .

2012 – O programa de  Meditação  Transcendental na  Herbarium,  assim como na  Farmoquímica,  muito bem estruturados,  foram apoiados em consultoria ministrada pelo prof. Klebér Tani .  As aulas ocorrem semanalmente pela manhã,  através de palestras,  e cuidadosa avaliação e coordenação, da meditação em grupo nessas empresas .

Em fevereiro deste ano o prof. Klebér Tani levou um grupo de alunos,  em sua maioria empresários,  para a Índia e Nepal.  Nessa  viagem,  com o objetivo cultural e espiritual, o grupo teve a oportunidade de praticar a Meditação Transcendental em templos e monastérios renomados destes dois países,  aprimorando o seu conhecimento .

2013 – O ano começa com outra exótica viagem para a Índia e Nepal, continuando o trabalho iniciado em 2012 .

Este foi o ano da festa mais sagrada do Induísmo, intitulada Kumbha Mela,  onde os alunos de Meditação Transcendental puderam viajar até os Himalayas na região de Kashemira,  Rishikesh e Haridwar,  participando de cerimônias sagradas e aulas de filosofia védica com sacerdotes e renomados mestres .

Vídeos

Redes Sociais