Dúvidas mais freqüentes

1- A MT tem algo a ver com religião?
Não, a MT é uma técnica comprovada cientificamente cujos resultados independem de quaisquer crenças ou concepções religiosas. Existem ao redor de todo mundo meditantes de todas as religiões.

2- Quanto tempo de prática é preciso para sentir algum resultado?
Normalmente os resultados são imediatos, sentimos um profundo relaxamento logo na primeira experiência com a MT. Os cientistas definiram este relaxamento como sendo um quarto estado de consciência, chamado de repouso em alerta (aumento da percepção aliado a um profundo relaxamento) a este estado foi dado o nome de Consciência Transcendental.

3- Quais os pré-requisitos para praticar a técnica?
A técnica pode ser ensinada a qualquer pessoa. Basta poder pensar para experimentar os níveis mais refinados de um pensamento até chegar a sua fonte. Não nos referimos aqui a um pensamento filosófico ou mais profundo, referimo-nos ao simples ato de pensar, como fazemos tantas vezes ao dia. Para termos uma idéia de como é simples, uma criança de 5 anos pode facilmente aprender a meditar.

4- Posso meditar em qualquer lugar e quantas vezes quiser?
Os cientistas pesquisaram a fundo a técnica da MT e chegaram a conclusão de que os benefícios máximos são alcançados por pessoas que praticam a técnica por 20 minutos, duas vezes ao dia, com regularidade. Quanto ao lugar – pode ser praticada em casa, dentro de um carro ou ônibus, aviões, escritórios, salas de espera, ao ar livre – basta que encontremos um lugar em que possamos nos sentar confortavelmente por cerca de 20 minutos.

5- A MT deverá ser praticada pelo resto da minha vida ?
Devemos considerar a MT como um exercício, a medida em que estivermos praticando a técnica receberemos os seus benefícios.

6- A MT mudará o meu estilo de vida ?
A MT é praticada por milhões de pessoas em quase todos os países ao redor da Terra. O seu enorme sucesso deve-se em grande parte a sua facilidade de adaptação com relação aos diferentes estilos de vida. Não é necessária qualquer mudança com relação à alimentação, vestuário, rotinas de vida, hobbies, crenças e etc. As mudanças que a MT proporciona dizem respeito ao aumento da nossa capacidade de usufruir a vida, percebendo com maior clareza e sensibilidade todos os seus aspectos mais profundos e bonitos.

7- Qual a relação entre MT e a Yoga?
a) Posturas do corpo. Na MT sentamos em uma cadeira confortável e fechamos os olhos.
b) Técnicas mentais. A MT é sui-generis por não exigir concentração, contemplação ou práticas de controle da mente. Segue a tendência natural da mente de experimentar crescente satisfação e prazer.
c) Um modo de alcançar a própria realização. A MT é um modo direto e eficiente de atingir as mais altas metas da vida.

8- Qual a diferença entre a MT e hipnose?
Em estudos fisiológicos realizados na Escola Médica de Harvard (Scientific American, fev. 1972) descobriu-se que a MT produz um estado físico e mental único. Ao contrário, a hipnose não altera, significativamente, a fisiologia ou os padrões de ondas cerebrais.

9- Qual é a diferença entre a MT e outra forma de meditação?
A MT é a técnica mais fácil, pois segue a tendência natural da mente de experimentar níveis cada vez maiores de satisfação. Outras formas da meditação apenas causam tensão.

10- De onde provem a MT?
A MT foi trazida para o ocidente em 1958 pelo físico e matemático indiano Maharishi Mahesh Yogi. A MT é proveniente de um conhecimento tradicional de vida, que existe a milhares de anos.

11- Eu me sinto bem, porque deveria meditar?
A MT é uma técnica para obter repouso profundo e consequentemente, maior energia para todas atividades. Traz ondas de realização ainda maiores a uma pessoa que já se sinta satisfeita – realizamos mais com menor esforço.

12- A MT não é uma fuga?
Não. A meditação é uma técnica para a ação. Aumenta a habilidade de se agir com eficiência. Se estivermos descansados e com a mente clara, as soluções para um problema surgirão com maior facilidade.

13- A MT fará efeito mesmo para alguém que não acredita nela?
A MT está baseada na fisiologia do sistema nervoso. Acreditar ou não acreditar, não importa. A fé não a estimula e o ceticismo não reduz seus efeitos. Apenas a prática regular é necessária para que os benefícios surjam.

14- De que forma a MT pode ajudar na escola?
Aumentando a nossa capacidade mental tornamo-nos mais eficientes, com a mente mais clara, com maior facilidade de compreensão. Aumentando nossa estabilidade interior, tornamo-nos mais tolerantes, mais amorosos. Com a crescente percepção, vemos mais beleza, mais valores no mundo. Os assuntos se tornam mais interessantes, as pessoas mais belas, à medida que nos sentimos enriquecidos interiormente.

15- De que forma a MT pode contribuir no dia a dia?
Através do repouso profundo proporcionado pela MT, desenvolvemos nossas habilidades para usar a inteligência criativa máxima. Isto nos torna aptos para realizarmos o que desejamos, tanto em nossas atividades quanto em nossos relacionamentos.

16- De que forma a MT pode alterar meu estilo de vida?
À medida em que nos tornamos mais criativos, nosso estilo de vida poderá mudar. Atividades supérfluas tornam-se menos interessantes e somos levados espontaneamente para atividades capazes de enriquecer nossas vidas.

17- A MT melhora a saúde?
Quando damos descanso ao mecanismo que funciona todo tempo em nosso interior, temos menos possibilidades de contrair doenças. Aprendemos através da ciência médica que o repouso profundo é importante para a saúde física. Muitos estudos
fisiológicos provaram que a MT nos proporciona este repouso profundo.

18- A MT pode me ajudar a parar de beber ou de fumar?
À medida que a vida se torna mais satisfatória torna-se mais fácil abandonar qualquer atividade que achamos que não nos faz bem. Espontaneamente quando nos sentimos bem queremos fazer o que é melhor para nós, o que é mais progressivo.

19- A MT funciona para qualquer pessoa?
Sim, a MT funciona para qualquer pessoa. Seus benefícios serão experimentados quer a pessoa tenha um conhecimento intelectual deles ou não. Crianças de 10 anos de idade meditam tão bem quanto um cientista vencedor do prêmio Nobel.

20- Tenho medo de me voltar para meu interior. E se eu encontrar algo que não queria descobrir?
A MT é uma experiência inocente, tranqüila e freqüentemente agradável que nos proporciona a liberação de tensões sem ao menos termos que pensar nelas.

21- A MT é como dormir?
Há provas científicas de que a MT produz um quarto estado de consciência, distinto da vigília, do sono ou do sonho. Este estado recebeu pelos cientistas o nome de “repouso em alerta” pois o corpo atinge um profundo repouso e a mente se torna completamente alerta.

22- Sou um artista. De que forma a MT poderá contribuir para meu trabalho?
Qualquer expressão de criatividade emerge naturalmente de nosso estado íntimo. À medida em que nossas vidas se tornam mais realizadas, nossa arte expressa mais dessa realização da vida.

23- A MT melhorará a minha habilidade nos esportes?
A MT melhora a coordenação entre a mente e o corpo – aumenta a capacidade de reação, reduz a tensão e o esforço que impedem o desempenho de melhor qualidade. Qualquer atividade, incluindo o esporte, torna-se melhor quando a mente está clara e o corpo responde às sugestões da mente.

24- A MT traz a realização espiritual?
A MT melhora todos os aspectos da vida de uma forma natural. Quando todas as partes da vida estão fortes, resultam em um estado de bem estar geral que pode ser chamado de “espiritual”. É uma grande contribuição a nossa era científica que as metas espirituais possam ser realizadas através de uma técnica sistemática.

25- Quanto tempo leva para se aprender a MT?
A MT é aprendida em um curso de seis dias, em cerca de uma hora e meia por dia.

26- Quem é qualificado para ensinar a MT?
Todos os instrutores de MT foram pessoalmente treinados pelo Maharishi Mahesh Yogi e permaneceram com ele por pelo menos seis meses, antes de estarem plenamente aptos a ministrar os cursos de Meditação Transcendental. Os instrutores de MT são todos cadastrados na Sociedade Internacional de Meditação, entidade que regulamenta o exercício das aulas e palestras relacionadas à técnica da MT.

Vídeos

Redes Sociais