A transcendência pode reverter a aterosclerose

Somente 20 minutos de prática da MT duas vezes ao dia tem o mesmo efeito da combinação de medicamentos e da completa mudança no estilo de vida.
A aterosclerose é a principal causa de ataques cardíacos e derrames, mas também é a consequência de outras causas, tais como: colesterol, hipertensão, diabetes, tabagismo e estresse. A transcendência tem um efeito positivo e bastante significativo sobre todas essas causas ao mesmo tempo e também nas consequências, como pode ser observado neste site.

Uma pesquisa científica de alta qualidade confirmou efeito excepcional.
Tal como nos casos de hipertensão e diabetes, a pesquisa sobre o efeito da MT na aterosclerose é excepcional por 2 razões:

1. Apresenta um resultado excelente: redução significativa da aterosclerose, sem qualquer mudança no estilo de vida, com apenas 20 minutos de prática da MT duas vezes ao dia.

2. Este resultado é confirmado por pesquisas altamente qualificadas, em colaboração com o National Institutes of Health nos EUA.

national institute
O National Institute of Health (NIH) do governo americano é uma das instituições de pesquisa médica de maior prestígio a nível mundial. O NIH gastou mais de 24 milhões de dólares apoiando pesquisas sobre os efeitos da Meditação Transcendental. São mais de 20 anos apoiando a pesquisa por uma razão muito simples: a meditação transcendental funciona, é a única coisa que realmente funciona.

Acredita-se que seja muito difícil reverter a aterosclerose, o que exige alteração drástica no estilo de vida e uso de medicamentos, e os efeitos colaterais decorrentes dos remédios.

No entanto, dois estudos realizados pelo NIH demonstraram que a aterosclerose pode ser de fato revertida de forma natural, apenas despertando a inteligência de cura do nosso corpo. Não há efeitos colaterais, e sim diversos benefícios colaterais, como a melhora da saúde e do bem-estar em geral, aumento da capacidade intelectual, melhoria nos relacionamentos, etc.

redução aterosclerose
No primeiro estudo, 60 pessoas foram aleatoriamente divididas entre o grupo de MT e o grupo de controle, ambos receberam conselhos sobre saúde com base em dieta e exercício físico. O grupo da MT notou uma redução significativa na aterosclerose (estreitamento) depois de 6 a 9 meses de prática, enquanto um estreitamento ainda maior ocorreu para o grupo controle. Uma redução de 0,1mm é comparada ao que pode ser alcançado através da combinação de medicação e de uma mudança drástica no estilo de vida.   Ref

Ao combinar Meditação Transcendental a outros métodos de Medicação Védica de Maharishi, os efeitos foram ainda maiores. Um estudo posterior realizado no NIH, dividiu aleatoriamente 57 pessoas em 3 grupos, um grupo que aprendeu MT e ao mesmo tempo tomou um suplemento Ayurveda de Maharishi, chamado “Amrit Kalash”, um grupo que recebeu informações sobre a importância de manter um estilo de vida saudável e ao mesmo tempo tomou um suplemento vitamínico e o grupo de controle. Os três grupos ainda foram subdivididos em grupos de pessoas saudáveis e normais e grupos de pessoas com tendência a doenças cardiovasculares.

Os pesquisadores não sabiam quem pertencia a cada grupo.

Depois de um ano, não houve diferença significativa entre o grupo que recebeu orientações sobre a importância de um estilo de vida saudável e o grupo de controle. O grupo de controle apresentou ainda melhores resultados do que o grupo que recebeu informações sobre saúde.

No entanto, dentro do grupo da MT houve um número significativamente maior de indivíduos que apresentaram melhora na aterosclerose (80% do grupo da MT, em comparação a 52% do grupo de controle) e a melhoria em geral foi 50% maior em comparação ao estudo anterior (-0.15mm, p <0,004 em comparação ao pré-teste). Se fosse considerado apenas o subgrupo de pessoas de risco dentro do grupo da MT (aqueles que mais precisavam de cuidados), teria havido então uma melhora de 100% entre as pessoas testadas. O grupo da MT melhorou 3 vezes mais, se comparado ao estudo anterior (-0,32mm, p <0,004 em comparação com o grupo de controle). Tal como acontece em muitos outros estudos, há uma correlação entre a regularidade da prática da MT e o resultado obtido. Quanto mais regular a prática, melhor o efeito.   Ref

A transcendência funciona, prevenindo e curando.

A cura é fantástica, mas a prevenção é ainda melhor. Os maiores fatores de risco para aterosclerose são:pressão alta, tabagismo, diabetes, colesterol e estresse crônico. Todos estes problemas melhoraram drasticamente assim que os pacientes experimentam a transcendência, através da prática regular da técnica da Meditação Transcendental. Dessa forma, a técnica da MT funciona preventivamente, se a causa desaparece, as consequências também desaparecem.

Médicos apoiam a Meditação Transcendental.

Um dos muitos estudos realizados no NIH fez com que o médico mais famoso do mundo e o especialista mais influente em coração, Dr. Mehmet Oz, apoiasse plenamente a técnica da Meditação Transcendental. (veja o vídeo do médico mais famoso da América apiando a MT).No vídeo, Dr. Oz discute o efeito da MT em 3 grandes fatores de risco da aterosclerose: hipertensão arterial, colesterol elevado e diabetes.

Dr. Mehmet Oz é especialista em coração, professor da Columbia University e diretor do instituto cardiovascular em um proeminente hospital de Nova Iorque. Ele é o autor de 6 best-sellers sobre saúde, tem seu próprio programa de televisão nos Estados Unidos e toda semana participa do programa da Oprah Winfrey. Em 2008, a revista Time o considerou a 44ª.pessoa mais influente do mundo. Neste vídeo, Dr. Oz descreve os benefícios da MT no campo das doenças cardiovasculares.

Para mais informações sobre o efeito da Meditação Transcendental na aterosclerose, vá para: Médicos respondem as perguntas: MT e Aterosclerose.

Médicos respondem a perguntas sobre a MT e a Aterosclerose

m1m2m3m4

Os médicos Schneider, Kaplan, Molina e Krag são os maiores especialistas na área de doenças cardiovasculares, com anos de experiência em torno do efeito da Meditação Transcendental na arteriosclerose. Eles respondem a perguntas mais frequentes.

Q: A consequência da pressão arterial alta durante muitos anos é o endurecimento das artérias (aterosclerose), levando a complicações como derrame e ataque do coração, há evidências de que a técnica da Meditação Transcendental pode reduzir a aterosclerose?

Dr Kaplan: Um estudo inovador publicado na revista Stroke mostrou que o espessamento da parede da artéria carótida, um sinal de alerta para o endurecimento das artérias, é reduzido com a prática regular da técnica da Meditação Transcendental.

Q: Como a técnica da Meditação Transcendental influencia os fatores de risco da aterosclerose, tais como a pressão arterial, níveis de colesterol e diabetes?

Dr. Molina A técnica da Meditação Transcendental, apesar de ser uma técnica mental, traz um estado neuro-psico-fisiológico único. Essas alterações na fisiologia levam a redução nos níveis de colesterol e na queda da pressão sanguínea. O risco de aterosclerose diminui se a pressão arterial e o colesterol estiverem baixos. Estudos demonstram que os pacientes com doença coronariana que praticam a técnica da Meditação Transcendental têm menos angina. Em testes ergométricos, os praticantes da técnica da Meditação Transcendental apresentaram maior capacidade durante o exercício, associado à diminuição da isquemia e insuficiência arterial coronariana.

Também é importante saber que a pressão arterial elevada, o diabetes e o tabagismo são os três fatores de risco mais relevantes que causam doenças cardíacas, assim como a pressão arterial é o fator de maior risco para o acidente vascular cerebral. A técnica da Meditação Transcendental diminui tanto a pressão sistólica quanto a pressão arterial diastólica, mas particularmente diminui a pressão arterial sistólica, relacionada ao maior risco de acidente vascular cerebral. É justamente essa pressão que não recebe a devida atenção da farmacologia em se tratando de pressão alta.
A técnica da MT também reduz a resistência à insulina, considerada como sendo um fator de risco muito alto para diabetes, hipertensão arterial e doença coronariana.

Dr Schneider: É verdade que a aterosclerose é causada por diversos fatores de risco, como a hipertensão arterial, tabagismo, colesterol alto, síndrome metabólica ou resistência à insulina.
Além disso, há desequilíbrios bioquímicos subjacentes devido a radicais livres ou estresse oxidativo.As pesquisas demonstram que o estresse crônico contribui diretamente para o desenvolvimento e a progressão da aterosclerose, aumentando todos os outros fatores de risco de doença cardíaca. Os efeitos do estresse crônico são mediados pelos hormônios do estresse como o cortisol e pelo sistema nervoso simpático, que libera adrenalina e noradrenalina. Estudos sobre o Programa de Meditação Transcendental apresentam diminuição na maioria dos principais fatores de risco da aterosclerose (doença cardíaca): stress psicológico, pressão arterial elevada, tabagismo, colesterol, lipídios oxidados e resistência à insulina. Quanto aos neuro-hormônios, há reduções nos hormônios do estresse e nos distúrbios do sistema nervoso simpático.
As mudanças neuroendócrinas e cardiovasculares são provavelmente o que melhor equilibra o sistema nervoso central.Além de redução nos fatores de risco cardiovasculares, as pesquisas apresentam diminuição no estreitamento das artérias (regressão da aterosclerose), redução da hipertrofia do coração (hipertrofia ventricular esquerda), e reduções das mortes causadas por doença cardíaca e outras causas.Portanto, a transcendência, através da técnica da Meditação Transcendental, promove saúde ao coração.

Q: Eu pensei que o endurecimento das artérias fosse devido principalmente a fatores genéticos e a dieta. Como a prática da MT pode reduzir a aterosclerose?

Dr Krag: Você está certo quando diz que fatores genéticos são importantes, mas é um dado médico, as pessoas não estão vivendo tanto quanto os genes “permitem”. Em vez disso, as pessoas estão morrendo mais cedo. Os alimentos que você come são importantes, mas igualmente importante é como seu corpo metaboliza os alimentos.

Imagine uma refeição perfeitamente saudável em todos os sentidos. Um dia você se senta para comer, sentindo-se calmo e feliz e rodeado pela família e amigos. No outro dia você come exatamente a mesma refeição, mas está cansado, preocupado, com raiva e cercado por discórdia. Na que diz respeito ao seu corpo, a refeição não é a mesma e será metabolizada de forma diferente.É claro que a dieta sozinha não é a solução.A técnica da Meditação Transcendental produz um estado de calma que nós carregamos conosco. Por isso, não só metabolizamos melhor a comida, mas também “metabolizamos” melhor tudo o que acontece a nossa volta.

Q: Não tenho que mudar a minha dieta para obter melhorias?

Dr Schneider: Não, os estudos demonstram que os indivíduos que praticam a técnica da Meditação Transcendental apresentam redução nos fatores de risco coronarianos sem nenhuma mudança na dieta ou no estilo de vida. Mas é obvio que é sempre melhor escolher alimentos saudáveis para manter a saúde a aumentar a longevidade.

Dr Molina: Não, não é necessário fazer dieta para praticar a técnica da Meditação Transcendental. Mudar sua dieta não é um requisito para a prática do Programa de Meditação Transcendental, nem um requisito para alcançar os benefícios relatados nas pesquisas aqui divulgadas. No entanto, é sempre aconselhável fazer refeições regulares e comer alimentos saudáveis e frescos, especialmente frutas, legumes, nozes e grãos integrais.

Q: Você recomenda a técnica da Meditação Transcendental para ajudar a reduzir os fatores de risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral?

Dr Molina: Na verdade, eu recomendo a técnica da Meditação Transcendental para todos, porque você não precisa estar doente para meditar.

Há estudos que mostram que a técnica da Meditação Transcendental aumenta a longevidade e diminui mortes causadas por acidentes cardiovasculares, em comparação aos grupos de controle que não fizeram nada, receberam cuidados médicos regulares e praticaram outras técnicas de relaxamento. Além disso, a técnica da MT reduz os fatores de risco para doença cardíaca e acidente vascular cerebral.

A técnica da Meditação Transcendental é uma técnica mental muito simples, e quando praticada regularmente, é associada à diminuição da pressão arterial e a na integração perfeita neurofisiológica e do sistema endócrino. Portanto, é um processo que diminui a pressão arterial, a aterosclerose e, ao mesmo tempo, faz com que a pessoa fique mais desperta, alerta, inteligente e feliz.