A transcendência tem um efeito sobre a pressão arterial que às vezes nem mesmo a medicação consegue atingir… e com ótimos “benefícios colaterais”.

Redução da pressão arterial: Como funciona a MT

A American Heart Association recomenda a MTahaA American Heart Association (AHA) publicou recentemente uma análise realizada durante 40 anos de pesquisa a respeito de todos os métodos utilizados na redução da pressão arterial. A conclusão foi que a técnica da MT é a única prática que apresenta resultados verdadeiros. Este estudo deu luz verde aos médicos para utilizar a MT como tratamento clínico para diminuir a pressão arterial. Todas as outras técnicas de meditação e de relaxamento, incluindo Atenção Plena e Yoga, foram desencorajados, pois não havia nenhuma prova científica dos efeitos positivos na pressão arterial.

Como pode uma técnica simples de meditação baixar a pressão arterial?

É do conhecimento geral que quando estamos tensos a pressão arterial aumenta. A transcendência, o estado de consciência alcançado naturalmente através da prática da MT, coincide com um estado muito profundo de relaxamento, fazendo com que a pressão arterial baixe e ative um recurso poderoso de nosso corpo para se curar, para corrigir o que está errado internamente. (veja: transcendência = ative o poder de cura do corpo). Com o passar do tempo, desenvolve-se a capacidade de permanecer mais relaxado mesmo fora da meditação, e a pressão arterial diminui permanentemente.

Deep-rest2Este fato foi avaliado através da medição do lactato plasmático no sangue, hormônio do estresse relacionado à pressão arterial elevada. A análise dos valores médios de 31 estudos diferentes sobre a MT demonstram que o lactato plasmático diminuiu bastante durante a prática da MT, muito mais do que durante o relaxamento ou até mesmo durante o sono, e depois de 3 a 4 meses de prática, manteve-se em níveis baixos, mesmo sem praticar a MT.

Benefícios Colaterais

A medicação pode baixar a pressão sanguínea, mas é cara e ainda acarreta diversos efeitos colaterais. Além disso, muitas vezes, ela apenas suprime os sintomas, sem resolver o problema. Ao interromper a medicação, a pressão sanguínea aumenta novamente. No entanto, a transcendência tem um efeito duradouro. Ao trazer a essência para casa e dar ao corpo a chance de se curar, todos os aspectos da vida melhoram: saúde, bem-estar, sorte, relacionamentos, sucesso e até mesmo a sociedade como um todo.

O efeito duradouro da MT na Hipertensão: A pesquisa científica

A pesquisa sobre os efeitos da MT na pressão arterial elevada é excepcional por duas razões:
1. Ele demonstra um efeito excepcional, já que a hipertensão é difícil de curar.
2. Este efeito é confirmado através de vários estudos de altíssima qualidade.

O National Institute of Health (NIH) é um instituto do governo americano conhecido pelo alto padrão de pesquisa. Apesar de serem bastante seletivos nos projetos de pesquisas que apoiam, já investiram mais de 24 milhões de dólares em pesquisas sobre os efeitos da Meditação Transcendental nas principais causas de doenças cardiovasculares: hipertensão arterial, resistência à insulina e aterosclerose. O motivo: Meditação Transcendental funciona, é a única coisa que realmente funciona.

Esta pesquisa acompanhou 127 afro-americanos que apresentavam pressão arterial por volta de 179/104 mmHg no início do estudo. Eles foram divididos aleatoriamente em 3 grupos, um grupo de MT, um grupo que praticou uma técnica de relaxamento (relaxamento muscular progressivo) e um grupo de controle que recebeu orientações sobre saúde e sobre a importância de manter um estilo de vida saudável. Os pesquisadores não sabiam quem pertencia a qual grupo.H15-High-Bld-Pressure

Em três meses, a pressão arterial do grupo da MT diminuiu para 10,7 / 6,4 mm Hg, em comparação ao grupo de controle, que não apresentou nenhuma mudança significativa. (p<.0003/p<.00005 O que é o valor de p?) O grupo de relaxamento mostrou uma ligeira diminuição, 3 vezes menor do que o grupo da MT.

A MT é o único tratamento alternativo que funciona.

.