Todos esses efeitos foram confirmados através da experiência pessoal de centenas de milhares de praticantes da MT, bem como através das pesquisas científicas da mais alta qualidade. (Veja Pesquisa sobre a MT: é confiável)

Saúde: Em geral, há redução de pelo menos 50% a 70% dos casos de internação entre as pessoas que já praticam a MT há muitos anos, além de uma redução de 55% das internações de pacientes com câncer e de 90% nos casos de doenças cardiovasculares.

Doenças Crônicas: Apesar dos 2000 anos de avanços na medicina ocidental, ainda não há solução para as várias doenças crônicas, normalmente tratadas com medicamentos que, na melhor das hipóteses, apenas suprimem os sintomas e muitas vezes com efeitos colaterais piores que os próprios sintomas. Essas doenças melhoram de maneira significativa ou até desaparecem por completo, com a prática regular da técnica da MT.  (Veja Saúde)

Rejuvenescimento: A MT reverte o processo de envelhecimento. Os praticantes de MT a curto prazo, 3 anos em média, aparentam 5 anos mais jovem, enquanto aqueles que meditam a longo prazo, 7 anos em média, aparentam 12 anos mais jovem. (Veja Rejuvenescimento)

Vícios: A MT é de 2 a 10 vezes mais eficaz do que qualquer outro método já pesquisado contra o tabagismo, o alcoolismo e o uso de drogas.tabagismo, alcoolismo ou uso de drogas.

Cérebro: O cérebro começa a funcionar holisticamente, e começamos a desenvolver nosso pleno potencial cerebral, em vez de apenas os 5% a 10% que a maioria das pessoas usa. Isto leva a um aumento da inteligência e criatividade, seja qual for a idade do praticante, algo considerado praticamente impossível. Da mesma forma, doenças consideradas incuráveis relacionadas com o funcionamento ineficiente do cérebro, como o TDAH, espontaneamente se normalizam através da MT.

Desenvolvimento do Ego e Autoafirmação: Essa análise indica que o desenvolvimento pessoal congela por volta dos 20 anos de idade, no entanto, aumenta significativamente com a MT, não importa se o praticante tem 15 ou 55 anos de idade, o que é considerado quase impossível.

Efeitos Sociais:
Provavelmente, esses são os efeitos mais impressionantes da MT. Mais de 50 pesquisas científicas mostraram que um pequeno grupo de praticantes do Programa avançado de MT-Siddhis consegue influenciar de maneira positiva o modo como a população de um país pensa e age, com efeitos mensuráveis sobre tudo que é mensurável: redução da criminalidade, melhora na economia, aumentos no mercado financeiro, diminuição da corrupção, melhora na consciência ecológica, etc. As pesquisas mostram que a MT não apenas funciona como também é mais eficaz que qualquer outro método já pesquisado, enquanto os custos podem ser até 99% menores comparado a outros métodos.(Veja Um Mundo Melhor).