Uma nova definição de assistência médica

Cuidados verdadeiros com a saúde = manutenção da saúde

Nosso sistema de saúde seria mais bem descrito como “sistema de doentes”. Os pacientes são tratados tarde demais. Apesar dos métodos muito avançados nos cuidados da saúde, as pessoas muitas vezes apresentam um número incrível de problemas crônicos. A maioria dos 600 estudos científicos sobre a MT confirmam os efeitos da transcendência na saúde, são estudos que constatam o poder de cura do nosso corpo. (Veja: Como a MT ativa o nosso poder de cura). TA prática da Meditação Transcendental faz com que o corpo ative este poder.

Várias doenças crônicas apresentam melhoras significativas e perceptíveis e o mais importante, transcender com regularidade previne a maioria dos problemas. Este é o significado de cuidar verdadeiramente da saúde: garantir que as pessoas possam manter a saúde.

A pesquisa científica sobre a saúde

Várias pesquisas confirmam o efeito da MT na saúde, e em muitas situações, da educação a indústria em diversos países.. Estudos impressionantes confirmam o efeito preventivo da transcendência.

redução de internação
Estudo realizado nos EUA durante 5 anos comparou as estatísticas de saúde de mais de 2000 praticantes de MT com as médias de 600.000 americanos.

Os praticantes de MT de até 40 anos apresentaram 50% menos internações do que a média, e os praticantes de MT com mais de 40 anos, 70% menos internações.

decreased hospital
Redução da taxa de Internações Hospitalares devido a várias doenças. Houve menos internações em todas as categorias hospitalares, com exceção de nascimentos, este número de internações é maior para o grupo que pratica a MT. Por exemplo, houve 87% menos internações devido a doenças do coração e 60% menos devido a câncer.

Por se tratar de um estudo impressionante, é possível argumentar que a Meditação Transcendental seja apenas um detalhe a mais num estilo de vida mais saudável. Como podemos ter tanta certeza que a técnica da MT é a responsável por uma saúde melhor? Outro estudo realizado em larga escala durante um longo período pode trazer mais informações.

decreased medical Este estudo comparou as despesas de saúde de 1.418 canadenses praticantes da MT durante 14 anos, sendo 9 antes da aprendizagem da técnica da MT, e 5 anos após a aprendizagem. Antes de aprender a MT, as despesas com saúde foram maiores do que as despesas das pessoas, cuidadosamente selecionadas, do grupo de controle, No entanto, ao começar a prática da MT, as despesas foram reduzidas em média em 14% ao ano em comparação ao grupo controle. Após 5 anos, as despesas reduziram 50%. Para o grupo com mais idade (mais de 65 anos), a diferença foi de 78%, semelhante, portanto, ao estudo realizado nos EUA.   Ref

Redução de despesas médicas de 50% a 78%, confirmado por dois estudos diferentes realizados em grande escala, ainda assim não há reembolso para a MT.

A revolução no sistema de saúde. Por que o curso de MT não é reembolsado pelos planos de saúde?

Se a medicina descobrisse uma pílula que reduzisse em 78% as despesas médicas dos idosos, todo o possível seria feito para torná-la acessível a todos, e óbvio que todas as seguradoras de planos de saúde poupariam muito dinheiro. Como se provou, esta medicação é uma experiência que não só melhora a saúde, mas também as nossas relações, a capacidade cerebral e muitos outros aspectos de nossa vida. Esta experiência (transcendência) é facilmente alcançada, mas exige a formação e a orientação adequadas para garantir que ela aconteça de maneira natural. Após 48 anos de pesquisa, este programa ainda não é reembolsado pelos planos de saúde. Vários outros países já começaram a cobrir o custo dos cursos de MT.

Diminuição de hospitalizações

redução de internações dev ao envelhecimento
Um estudo analisou durante cinco anos os detalhes dos planos de saúde de 2000 praticantes da técnica de Meditação Transcendental de Maharishi, e verificou uma redução de 50 a 70% nas hospitalizações, para procedimentos médicos e cirúrgicos em comparação à média de todos os outros segurados. O estudo obteve um valor de p: p<.0001 (O que é o valor de p? ) O fato de a queda ser maior em pacientes com mais idade indica um processo de envelhecimento saudável.   Ref

O valor de p significa “probabilidade”. É um cálculo estatístico sobre a possibilidade de coincidência.
As pesquisas sobre MT apresentam valores de p menores na proporção de 50 para 1 milhão, melhor do que o padrão.

Na física geralmente é mais fácil determinar causa / efeito. Nas ciências humanas já é muito mais difícil, pois as pessoas estão expostas a muitas influências diferentes. É por isso que a “probabilidade”, isto é, o cálculo estatístico da chance de um resultado ser devido a uma coincidência ao invés da causa, é crucial para determinar a confiabilidade de qualquer efeito. Em geral, o “valor de p” é considerado tão importante, se não mais, do que o próprio efeito.

Isso parece lógico. Quando um cientista dá um remédio para alguém e afirma que irá torná-lo mais feliz, e no dia seguinte a pessoa se sente um pouco mais feliz, ainda não se pode afirmar com certeza que a causa foi o remédio. Talvez ele tenha conseguido uma promoção no trabalho, talvez ele tenha se apaixonado, talvez tenha sido um efeito placebo. Mas se o remédio for administrado em 100 indivíduos e, na média, há um pequeno aumento na felicidade com todos os 100 indivíduos (efeito consistente), então a chance de ser uma coincidência será muito menor. Caso todos os 100 indivíduos se sintam mais felizes do que antes (grande efeito), pode-se afirmar com bastante certeza de que o resultado provavelmente não foi uma coincidência.

A norma na Ciência é que o cientista tem que ter pelo menos 95% de certeza de que não foi uma coincidência, isso indica p <0,05, a probabilidade é menor do que 5 em 100. Quanto mais forte e mais coerente (mais confiável) o efeito, menor a chance de ser uma coincidência, quanto menor for o valor de p.
A transcendência é descrita nos textos antigos como a mais alta experiência humana, essencial para o nosso desenvolvimento humano completo. Mas durante séculos a humanidade não tomou conhecimento desta experiência, porque o caminho para se chegar lá (meditação) foi muito mal interpretado. Caso seja verdade que a Meditação Transcendental é mesmo a redescoberta do método eficaz para transcender e desenvolver o nosso potencial humano completo, provavelmente ela traz resultados bastante extraordinários, ou até mesmo resultados nunca vistos antes. Os valores muito pequenos de p que aparecem em grande número nos estudos sobre a MT, muitas vezes são de 50 para 1 milhão de vezes menor (= melhor) do que a regra (p <0,001 para p <0,000000001) parecem de fato confirmar que os efeitos são muitas vezes extraordinários.

Menos visitas ao médico

redução de visitas
Um estudo analisou durante cinco anos de detalhes dos planos de saúde de 2000 praticantes da técnica de Meditação Transcendental de Maharishi, e verificou uma redução de 50% a 70% de visitas a médicos em comparação com a média de todos os outros segurados. O estudo obteve um valor de p: p <0,0001, o fato de a queda ser maior em pacientes com mais idade indica um processo de envelhecimento saudável.   Ref

Comportamento mais saudável entre gestores

comportamento mais saudável
Em uma empresa de equipamentos médicos, gestores aprenderam o Programa de Meditação Transcendental e após três meses, apresentaram um comportamento mais saudável em comparação a um grupo controle da mesma empresa, tais como: exercícios físicos regulares, melhor qualidade na alimentação e no sono e redução no uso de álcool.   Ref

Redução de doenças e de despesas médicas

redução de doenças

Um estudo sobre despesas e serviços médicos demonstrou que as pessoas que participaram dos programas védicos de saúde de Maharishi, que inclui a prática do Programa de Meditação Transcendental, apresentaram 70% menos hospitalizações (p <0,001) e gastaram menos 60% com despesas médicas em geral (P <0,001), em comparação ao padrão.   Ref

Redução de despesas médicas

redução de despesas
Este estudo analisou durante de 14 anos a variação percentual anual nos gastos do governo, corrigido pela inflação, com serviços médicos entre 1418 praticantes de MT em Quebec, no Canadá. Eles foram comparados a 1418 pessoas de um grupo de controle, escolhidos aleatoriamente, com a mesma idade, sexo e região. Antes da aprendizagem da técnica da Meditação Transcendental, não houve diferença significativa na variação anual entre os dois grupos, mas o grupo que aprenderia a técnica apresentou um aumento ligeiramente maior. Após aprender a técnica da Meditação Transcendental, o grupo indicou uma diminuição média anual de 13,8 %, em comparação ao grupo de controle (p = 0,0017). Depois de cinco anos, as despesas reduziram ainda mais, menos 50%.   Ref

Redução de despesas com cuidados de saúde

redução de despesa com os cuidados
Um estudo piloto realizado em Quebec, Canadá com 677 pessoas que aprenderam a técnica da Meditação Transcendental demonstrou que as despesas do governo com assistência médica diminuiu significativamente, em comparação a tendência de aumento antes do aprendizado da técnica.   Ref

Mais saudáveis à medida que envelhecemos

bioquimica da juventude
A presença de níveis mais altos de sulfato de dehidroepiandrosterona (DHEA-S) plasma dehydroepiandrosterone sufate (DHEA-S) em idade mais avançada está associada a uma saúde melhor. Por volta dos vinte anos, há uma redução natural dessa substância no corpo. Aqueles que praticam a técnica da Meditação Transcendental de Maharishi apresentaram níveis mais elevados de plasma DHEA-S do que o grupo de controle. Este gráfico mostra o índice médio entre os praticantes de MT do sexo masculino com mais de 50 anos; praticantes do sexo feminino apresentaram resultados semelhantes. Continuo pesquisando essa expressão, pois não entendi a relação do plasma com o sulfato de dehidroepiandrosterona (DHEA-S).   Ref

Melhoria da saúde em geral entre gestores e trabalhadores de fábrica

melhoria da saúde em geral

Gerentes e outros funcionários de uma empresa automobilística
apresentaram melhora na saúde após três meses de prática regular da técnica da Meditação Transcendental de Maharishi, de acordo não só com os relatos sobre a saúde física e mental dos praticantes de MT, como também com as avaliações da gravidade e da frequência das queixas sobre saúde, em comparação ao grupo de controle do mesmo local de trabalho.  Journal of Behavioral Medicine  15: 327–341, 1992    Ref

Melhoria na saúde de trabalhadores em empresas japonesas

redução de queixas físicas

Esta pesquisa realizada pelo Japanese National Institute of Industrial Health demonstrou que os 427 funcionários do Sumitomo Heavy Industries que aprenderam a técnica da Meditação Transcendental de Maharishi apresentaram menos queixas físicas após cinco meses de prática, em comparação ao grupo de controle da mesma empresa.   Ref

Aumento de vitalidade entre gestores

aumento de vitalidade entre gestores
Gestores de uma empresa de equipamentos médicos que aprenderam a Meditação Transcendental de Maharishi apresentaram um aumento significativo de vitalidade física, avaliada através de uma escala padronizada, em contraste com o grupo de controle. Também foram observados: maior nível de energia e menos cansaço.   Ref

Melhoria da saúde em geral entre estudantes universitários

improved health

Estudantes universitários no Camboja que começaram a praticar a técnica da Meditação Transcendental de Maharishi apresentaram após três meses melhora na saúde em geral (incluindo fatores físicos, mentais e sociais), em comparação com os estudantes de duas outras universidades que não aprenderam a técnica da MT.    Ref

Redução de prescrição de medicamentos

redução de prescição de medicamneto

Um estudo com 263 americanos praticantes da técnica da Meditação Transcendental apresentou redução significativa de uso de medicamentos prescritos (p <0,001), incluindo sedativos (p <.001), e analgésicos (p <0,01) em comparação ao grupo de controle.
Ref

Melhora da saúde entre gestoresdecreaset fiscal

Gestores que aprenderam a técnica da Meditação Transcendental apresentaram diminuição significativa na avaliação normal de sintomas somáticos relacionados ao estresse, como dores no peito e dores de cabeça, em comparação ao grupo de controle, em estudo realizado durante três meses.   Ref