A MT baseia-se na descoberta de que a “meditação”, tal como é entendida hoje, já não tem nada a ver com a verdadeira meditação praticada no passado. Porque a técnica correta, onde a mente transcende de maneira natural e sem esforço, foi perdida. As outras meditações forçam a mente e a controlam com várias formas de concentração: som, respiração ou “vivenciar o agora”.
A Meditação Transcendental é baseada na premissa oposta: a transcendência é a experiência mais agradável possível para a mente. O que a mente quer é exatamente ter esta experiência. Não temos de forçar ou controlar a mente, apenas devemos colocá-la na direção certa e deixá-la seguir para aquele estado por si só. Um processo completamente natural e sem esforço.
A técnica é muito fácil de aprender e mais agradável de praticar. E parece ser muito mais eficaz do que tentar controlar a mente.
Mais de 10 estudos imparciais realizados ao longo dos últimos 40 anos demonstram que o processo natural da Meditação Transcendental é de duas a quatro vezes mais eficaz do que qualquer outra técnica cientificamente estudada.
Então, se você já tentou outra técnica de meditação antes, e chegou à conclusão de que não funcionou muito bem, não ache que a culpa é sua ou que você “não é bom em mediação”. Você não tinha a técnica correta.
Se ensinado corretamente, qualquer indivíduo que tenha um pensamento pode praticar a meditação e transcender.