Uma das primeiras coisas que os praticantes da MT notam é que dormem melhor.

Transcendência… sono melhor

sleeping

Uma das primeiras coisas que muitos praticantes da MT notam é que dormem melhor. Distúrbios do sono muitas vezes podem estar relacionados ao estresse e, hoje em dia há uma explicação mais científica para isso..

Uma das causas mais comuns dos problemas de sono é o baixo nível de serotonina, o “hormônio da felicidade”. O estresse também tem uma grande influência sobre isso. Como o funcionamento normal do sistema nervoso é interrompido, a produção de serotonina diminui. A prática da Meditação Transcendental aumenta o nível de serotonina espontaneamente e reduz os hormônios relacionados ao nível de estresse (veja: transcendência = paz interior e felicidade), que afeta várias áreas da vida, particularmente a qualidade do sono.

Ao ativarmos o poder de cura do corpo (Veja por que a MT é tão eficaz contra o estresse? ), notamos que o nosso sono melhora espontaneamente.

O primeiro estudo-piloto sobre os efeitos da Meditação Transcendental sobre a insônia foi realizado naUniversity of Albert, no Canadá. Foi pedido a um grupo de pacientes com insônia para registrar o tempo médio que levavam para adormecer durante 30 dias, antes de aprender a MT. Foi pedido também que registrassem esse tempo durante 30, 60 e 90 dias depois da aprendizagem da técnica. O tempo médio caiu de 75,6 minutos para 15 minutos e manteve-se estável. (p <0,001). Após 1 ano, outro estudo demonstrou que, também a longo prazo, o tempo necessário para adormecer manteve-se estável ema cerca de 15 minutos.

Amplo estudo no Japão

B17-Improved-sleep-ind-wkrsUm estudo foi realizado no Sumitomo Heavy Industries pelo Japanese National Institute of Industrial Health, os 427 funcionários que aprenderam o Programa de Meditação Transcendental conseguiram dormir melhor à noite em comparação aos 308 funcionários do grupo de controle, pertencentes ao mesmo local de trabalho.