Conclusão de 10 estudos envolvendo 3400 pessoas: a MT funciona melhor do que qualquer outro método já estudado

A MT é de 2 a 9 vezes mais eficaz do que qualquer outro método

Quanto mais tempo de MT, menos drogas

Quanto mais se pratica a MT, menos é o uso de drogas.

Assim como os vícios em tabaco e drogas, vários estudos sobre a dependência química confirmaram a experiência de muitos praticantes de MT, que quanto mais se pratica a técnica da MT, menos se sente necessidade de usar drogas. Isso é bem ilustrado por um estudo realizado com 1.862 praticantes de MT, conduzido por cientistas da Harvard Medical School. O estudo avaliou as drogas leves e pesadas.

Antes de aprender a MT, quase 80% dos indivíduos utilizavam drogas leves. Após três meses, esse número caiu quase pela metade (45% de usuários) e depois de 10 meses, havia apenas 25% de usuários. Como mostra o gráfico, as quedas foram impressionantes para os usuários médios e pesados, uma diminuição de quase 90% (de 56% para 6%). Isto confirma mais uma vez que o efeito da MT é mais forte para aqueles que mais precisam.

Podemos ver o mesmo padrão para os usuários de drogas pesadas, após 3 meses de MT, houve redução de 80% dos usuários, e depois de 10 meses, redução de mais 30% (não constam desta tabela os não usuários).Ref.

Nota: As pessoas avaliadas neste estudo que aprenderam a MT não tinham a intenção de parar de usar drogas. Os pesquisadores estavam simplesmente observando o comportamento natural de 1800 praticantes de MT. Se a pessoa realmente tem a intenção de parar, o efeito é costuma ser muito mais forte.

Ao longo do tempo, a prática da técnica da Meditação Transcendental traz mais benefícios, contrastando com todos os outros métodos. Um estudo comparativo mostra que após 3 meses de concluírem com êxito o tratamento para drogas pesadas, quase dois terços das pessoas tiveram recaída (de 100% para 38% abstêmios). Após 12 meses, quase 80% tiveram recaída (22% abstêmios). Isso demonstra como é difícil para um viciado em drogas livrar-se desse hábito e como é bem sucedida a técnica da Meditação Transcendental nesse processo.